Questões de Medicina do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2010

Considerando as malformações do trato urinário, julgue os itens a seguir.

As ureteroceles geralmente são acompanhadas de duplicação ureteral em pacientes do sexo feminino, mas em 50% dos pacientes do sexo masculino a duplicação ureteral acompanha a ureterocele.

Em relação ao refluxo vésico ureteral grau IV e V, em um paciente recém-nascido, do sexo masculino, julgue os itens que se seguem.

Caso seja indicado procedimento, a correção operatória mais adequada para esse paciente é o reimplante vesicoureteral a Gregoir, pois trata-se de um procedimento mais conservador, considerando-se a idade do paciente.

Em relação ao refluxo vésico ureteral grau IV e V, em um paciente recém-nascido, do sexo masculino, julgue os itens que se seguem.

Os antibióticos profiláticos são utilizados de rotina em lactentes com diagnóstico de hidronefrose secundária, estenose da junção ureteropélvica, refluxo vesicoureteral e megaureter primário.

Em relação ao refluxo vésico ureteral grau IV e V, em um paciente recém-nascido, do sexo masculino, julgue os itens que se seguem.

O reimplante vesicoureteral é mandatório, já que, em graus de refluxo avançado, não há possibilidade de resolução espontânea e há grande risco de infecção urinária de repetição.

Uma paciente de 3 anos de idade foi vítima de atropelamento por motocicleta; a seguir, foi atendida no prontosocorro e estava consciente, muito pálida, taquipneica, sudorética. Apresentava várias equimoses no abdome e nos membros e sinais de irritação peritonial. Foi realizada tomografia computadorizada de abdome que evidenciou grande quantidade de líquido livre na cavidade peritonial. Havia fratura esplênica importante. Devido à instabilidade hemodinâmica da paciente, foi levada à laparotomia exploradora. No ato operatório, observou-se laceração completa do baço e contusão do corpo do pâncreas (grau II).

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Considerando que essa paciente tenha evoluído com pseudocisto de pâncreas de 5 cm de diâmetro e que as avaliações clínicas e radiológicas sugerem que o pseudocisto apresenta cápsula imatura. Nessa situação, a conduta correta é a drenagem interna do pseudocisto por via endoscópica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis