Questões de Medicina do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2005

Um médico de família acompanha uma paciente de 38 anos de idade com amenorréia secundária. Seu beta-hCG é negativo, teste de progesterona negativo, teste com estrógeno e progesterona positivo, prolactina normal e FSH elevado.

O diagnóstico mais provável é:

Paciente de 35 anos de idade comparece à Unidade com Exame de Papanicolau evidenciando o seguinte resultado: "presença de células epidermóides atípicas com significado incerto (ASCUS) displásico". 

 A conduta correta é:

Qual das seguintes alternativas contém somente drogas cuja evidência disponível mostre a existência de risco teratogênico?

Uma paciente de 17 anos de idade queixa-se de corrimento vaginal, de início há mais ou menos 15 dias. Não faz uso regular de nenhum método contraceptivo, desejando começar, visto ter iniciado novo relacionamento há cerca de um mês. Sua menarca foi aos 14 anos e teve início de atividade sexual aos 15 anos. O médico de família resolve então examiná-la, confirmando a presença de corrimento vaginal, sem dor à mobilização do colo ao toque combinado. Na unidade de saúde não há microscopia disponível, mas foi possível aferir, com fitas de papel indicador de pH, que o pH vaginal é 6,0.

O tratamento correto para o caso em questão é:

Um bebê com 36 horas de vida passa a apresentar vômitos repetidos, sendo que nas últimas vezes é visível a presença de bile. Seu estado geral é comprometido. Considerando os problemas de evolução cirúrgica, o que deve ser considerado com maior probabilidade?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis