Questões de Medicina do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 0000

Qual o diagnóstico mais provável para uma mulher de 48 anos de idade que apresenta doença febril respiratória lentamente progressiva, perda de peso e sudorese noturna ao longo de 2 meses, sem história de tabagismo ou exposição a materiais tóxicos, ao exame, apresenta febre, taquipnéia, com estertores bilaterais, a radiografia do tórax seqüencial mostre infiltrado alveolar migratórios e o leucograma uma eosinofilia de 23%?

Qual a conduta a ser adotada, como terapia continuada, em uma paciente previamente hígida, de 23 anos de idade, grávida de oito semanas, com diagnóstico de embolia pulmonar após acidente automobilístico, com fratura de extremidade inferior, que usou terapia com heparina não-fracionada por 7 dias?

Os achados mais prováveis da biópsia pulmonar de uma paciente de 40 anos de idade que inicia o quadro com gripe, tosse por 3 dias seguida de dispnéia que progrediu, dentro de 48 horas, para insuficiência respiratória; ao exame apresentava estertores crepitantes difusos, PaO2 de 48mmHg e PaCO2 de 29mmHg. A radiografia de tórax revelou lesões infiltrativas bilaterais e não houve resposta a terapia com antibiótico nas 72 horas, com piora do quadro da insuficiência respiratória.

Paciente do sexo masculino, de 40 anos de idade, apresenta história de tosse com expectoração amarelada, dor torácica e febre, precedido de infecção do trato respiratório superior há 4 dias. É diabético, fuma em média 6 cigarros por dia há vários anos. Ao exame, apresenta-se febril (39oC), taquicárdico (100bpm), taquipnéico (30irpm), com PA de 110x60mmHg. Dentes bem conservados. Ao exame do tórax, mostra sinais de consolidação no 1/3 inferior do hemitórax esquerdo. Ausculta cardíaca normal, abdome normal, MMII normais, ausência de lesão de pele. No leucograma apresentava 11.300 leucócitos com 20% de bastões. A radiografia do tórax mostrou consolidação em lobo inferior esquerdo, com o seio costo frênico esquerdo velado, que sugere pequeno derrame pleural. O esquema de antibiótico deve ser dirigido considerando-se a hipótese de diagnóstico de:

Paciente do sexo feminino, com 49 anos de idade, refere falta de ar, dor torácica e escarro com raios de sangue. Apresenta ausculta pulmonar normal. A radiografia do tórax mostra vários nódulos pulmonares, sendo um deles com cavitação. O resultado do teste de anticorpo citoplasmático antineutrofilo clássico é positivo. Apresentava alterações na prova de função renal. A biopsia pulmonar de uma das lesões revela processo caracterizado por vasculite das artérias pulmonares e granuloma necrotizante. O diagnóstico mais provável é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis