Listagem de Questões de Medicina
Determinado paciente, atleta de alto rendimento não profissional, compareceu ao consultório médico para fazer avaliação clínica, pois está sentindo tonteira e mal-estar e relata fadiga durante exercícios ergométricos. Realizou teste ergométrico com o seguinte resultado: taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica, conforme a figura apresentada. Nesse caso clínico, ao ser questionado acerca de quando o paciente poderá voltar a fazer atividade física em competição, o médico deve responder que o paciente
No pronto-socorro de clínica médica, um adolescente entra com quadro de asma grave. Com base nas evidências atuais, o médico explica à mãe do paciente que as infecções virais são comuns nesse tipo de exacerbação, mas, pela gravidade da situação, não pode ser descartada uma infecção por bactérias atípicas.
Considerando-se esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, entre as bactérias atípicas referidas, é correto citar as duas mais comuns, que são
Determinado paciente de 28 anos de idade nega tabagismo, apresenta PA = 100 mmHg x 60 mmHg, FC = 92 bpm, FR = 21 ipm e SatO2 = 94%, e tem manifestado, ao longo de quatro a seis semanas, perda de peso e anemia, apresentando também fadiga, tosse produtiva com escarro purulento, de odor pútrido, febre e pleurisia. A tomografia de tórax revelou áreas de cavitação com níveis hidroaéreos, com regiões de desenvolvimento de abscessos.
Acerca desse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.
Durante reanimação de um paciente previamente hígido, internado para avaliação pressórica, o quadro evoluiu com parada cardiorrespiratória e ressuscitação por 17 minutos, bem-sucedida. O paciente evolui com estabilidade pressórica, pressão arterial invasiva (PAI) = 84 mmHg, FC = 102 bpm e SatO2 = 96% sob ventilação mecânica em via aérea definitiva. Intensivista decidiu então fazer hipotermia, com temperatura entre 32 °C e 34 °C, pois o ritmo inicial era fibrilação ventricular.
No que tange a esse caso clínico, assinale a alternativa que equivale a possíveis complicações dessa terapêutica.
Um paciente adulto jovem, com quadro de linfoma maligno, com massa mediastinal superior, apresenta edema de face e do pescoço, dispneia e tosse, com queixa de rouquidão e cefaleia. A equipe de oncologia admitiu o quadro como síndrome da veia cava superior. Então foram ministrados diuréticos, com dieta hipossódica, e oxigenoterapia com alívio temporário dos sintomas.
Em relação a esse caso clínico, quanto à opção de terapêutica para recidiva da síndrome de veia cava superior, assinale a alternativa correta.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}