Questões de Medicina

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina

Durante reanimação de um paciente previamente hígido, internado para avaliação pressórica, o quadro evoluiu com parada cardiorrespiratória e ressuscitação por 17 minutos, bem-sucedida. O paciente evolui com estabilidade pressórica, pressão arterial invasiva (PAI) = 84 mmHg, FC = 102 bpm e SatO2 = 96% sob ventilação mecânica em via aérea definitiva. Intensivista decidiu então fazer hipotermia, com temperatura entre 32 °C e 34 °C, pois o ritmo inicial era fibrilação ventricular.

No que tange a esse caso clínico, assinale a alternativa que equivale a possíveis complicações dessa terapêutica.

Um paciente adulto jovem, com quadro de linfoma maligno, com massa mediastinal superior, apresenta edema de face e do pescoço, dispneia e tosse, com queixa de rouquidão e cefaleia. A equipe de oncologia admitiu o quadro como síndrome da veia cava superior. Então foram ministrados diuréticos, com dieta hipossódica, e oxigenoterapia com alívio temporário dos sintomas.

Em relação a esse caso clínico, quanto à opção de terapêutica para recidiva da síndrome de veia cava superior, assinale a alternativa correta.

Considere uma paciente com antecedente de isquemia mesentérica, com colectomia total, em pós-operatório com boa evolução em uso de nutrição parenteral. Durante a explicação do médico para a família a respeito da síndrome de má absorção, ele informa os familiares de que, além da digestão e da absorção de nutrientes, o intestino tem outras funções. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, é correto afirmar que o intestino tem as funções de

Uma jovem com história de perda fetal por três vezes com menos de 10 semanas, com trombocitopenia, artralgia e enxaqueca, vai ao consultório médico com quadro de trombose venosa profunda e livedo reticular. Tem anticorpo anticardiolipina (aCL) e anticorpos anti β2GPI em títulos elevados. Nesse caso clínico, o quadro apresentado pela paciente chama a atenção para a síndrome

Um lactente de 5 meses de vida iniciou febre alta, tosse seca e dificuldade respiratória há dois dias, sendo atendido na emergência. A mãe refere que o quadro atual foi precedido por sintomas gripais por três dias. História pregressa e gestacional: nascido a termo sem intercorrências, com peso = 3,5 kg e E = 50 cm, porém vem apresentando impetigo de repetição. Ao exame físico: paciente irritado, desnutrido e hipocorado (2+/4+), com lesões bolhosas purulentas em tronco e pernas. Aparelho respiratório: esforço respiratório intenso, tiragens intercostais e subcostal, macicez no terço inferior no hemitórax esquerdo e MV abolido ipsilateral, além de crepitações difusas, FR = 69 irpm e SaO2 = 92%. Aparelho cardiovascular: enchimento capilar lentificado, à ausculta, bulhas normofonéticas, sem sopros, e FC = 160 bpm. Abdome: timpânico e sem visceromegalias.TAX = 39 ºC. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis