Questões de Matemática da FGV

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As latas de refrigerante, em geral, contêm 350 mL do produto. Se essa quantidade fosse aumentada em 10%, as latas passariam a conter

#Questão 1117733 - Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, FGV, 2025, CFC, Bacharelado em Ciências Contábeis

Em 2023, uma universidade tradicional que, até então, só ofertava cursos presenciais de graduação, resolveu se arriscar em um novo projeto. Tratava-se da abertura de seu primeiro curso 100% à distância a ser disponibilizado ao mercado. Para tal, ainda em 2023, foram investidos R$ 100.000,00 para a estruturação do referido curso.
Além disso, foram estimadas despesas e receitas anuais conforme dados apresentados na sequência:


Imagem associada para resolução da questão

Considerando as informações apresentadas, é possível determinar que o payback simples ocorreu em

Um grupo de 50 pessoas participou de uma pesquisa sobre a quantidade de filmes assistidos durante o mês de março de 2025.
O resultado desse levantamento foi compilado na seguinte tabela:

Imagem associada para resolução da questão

A quantidade de pessoas do grupo que assistiu, nesse mês, mais de 2 filmes é 

A figura a seguir ilustra uma forma de bolo. Algumas de suas medidas estão representadas, todas em centímetros.  


Imagem associada para resolução da questão


Essa forma de bolo pode ser considerada como um tronco de cone circular com um furo cilíndrico. As bases superiores do tronco e do cilindro são concêntricas, assim como as bases inferiores do tronco e do cilindro.

O volume interno, em cm3 , dessa forma de bolo, é um valor 


Suponha um sistema de numeração em que:



Imagem associada para resolução da questão representa uma unidade;


Imagem associada para resolução da questão  representa três unidades;


Imagem associada para resolução da questão representa sete unidades;


Imagem associada para resolução da questão representa quinze unidades.



Nesse sistema de numeração, que é composto apenas por esses quatro símbolos, uma dada quantidade é representada da seguinte forma:



1º. Primeiramente, agrupam-se as unidades, enquanto possível, de 15 em 15, sendo cada um desses grupos representados por um símbolo Imagem associada para resolução da questão.


 2º. Quando não há mais unidades suficientes para um novo grupo de 15, passam-se a agrupar as unidades remanescentes, se houver, de 7 em 7, sendo cada um desses grupos representado por um símbolo Imagem associada para resolução da questão.


3º. Quando não há mais unidades suficientes para um novo grupo de 7, passam-se a agrupar as unidades remanescentes, se houver, de 3 em 3, sendo cada um desses grupos representado por um símbolo Imagem associada para resolução da questão.


 4º. Quando não há mais unidades suficientes para um novo grupo de 3, cada unidade restante, se houver, é representada por um símbolo Imagem associada para resolução da questão



A representação de 57 nesse sistema de numeração é  

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