Questões de Matemática do ano 2008

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Listagem de Questões de Matemática do ano 2008

#Questão 345331 - Matemática, Geometria, CESPE / CEBRASPE, 2008, CBM/ES, Policial Militar PM / Soldado

Com relação a equações e funções de 1.º e 2.º graus e logaritmos, julgue os itens que se seguem.

Considere  que,  em  um  retângulo  de  área  igual  a  84  cm2 , diminuindo-se 2 cm de dois lados paralelos e aumentando-se 5 cm dos outros dois lados, obtém-se um novo retângulo, de área igual a 85 cm2. Nesse caso, sabendo que  , é correto  afirmar  que,  no  retângulo  original,  um  dos  ladosmede menos de 6 cm e o outro mede mais de 13 cm.

Na metodologia de ensino e aprendizagem de áreas de figuras planas, deve-se considerar dois aspectos importantes:

I o cálculo da área utilizando determinada unidade de medida;

 II o cálculo da área por meio do processo de decomposição e recomposição da figura. No primeiro aspecto, o uso de malhas quadriculadas ou triangulares ajuda na construção do conceito de área e, no segundo, a decomposição da figura torna importante o trabalho com diferentes tipos de tangramas.

Com o objetivo de trabalhar esses aspectos, um professor preparou um conjunto de atividades utilizando uma malha, como a ilustrada na figura abaixo, formada por triângulos eqüiláteros.

A partir das informações e da malha ilustrada acima, na qual foram desenhados os polígonos I e II, julgue os itens que se seguem.

Os polígonos I e II têm o mesmo perímetro.

Na metodologia de ensino e aprendizagem de áreas de figuras planas, deve-se considerar dois aspectos importantes:

I o cálculo da área utilizando determinada unidade de medida;

 II o cálculo da área por meio do processo de decomposição e recomposição da figura. No primeiro aspecto, o uso de malhas quadriculadas ou triangulares ajuda na construção do conceito de área e, no segundo, a decomposição da figura torna importante o trabalho com diferentes tipos de tangramas.

Com o objetivo de trabalhar esses aspectos, um professor preparou um conjunto de atividades utilizando uma malha, como a ilustrada na figura abaixo, formada por triângulos eqüiláteros.

A partir das informações e da malha ilustrada acima, na qual foram desenhados os polígonos I e II, julgue os itens que se seguem.

A área do polígono II é inferior à área do polígono I.

Os tangramas são materiais pedagógicos que auxiliam no ensino e aprendizagem de números racionais, áreas e perímetros de figuras planas. O tangrama na forma de um coração, ilustrado na figura abaixo, é formado por uma quadrado de lado AB, um trapézio, um paralelogramo, um triângulo e dois semi-círculos de mesmo raio AB.

 Com base nessas informações, na figura acima e considerando que a medida do segmento AB é 1 cm, julgue os itens a seguir.

A área do trapézio é igual a   cm2.

É possível desenhar um losango em que os lados estejam sobre os segmentos de retas da malha e que a  área seja igual a da área do polígono II.

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