Questões de Marketing da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Marketing da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1082624 - Marketing, Produtos e Marcas, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Análise Sensorial

Em relação aos testes descritivos e afetivos e suas associações no contexto do desenvolvimento de produtos e identificação das preferências do consumidor, julgue o item a seguir. 


Na análise conjunta baseada em escolha, a utilização de modelos estatísticos, como o logit multinomial, para estimar as utilidades parciais de cada atributo permite a quantificação da importância relativa dos fatores analisados no comportamento do consumidor. 

#Questão 1082625 - Marketing, Produtos e Marcas, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Análise Sensorial

Em relação aos testes descritivos e afetivos e suas associações no contexto do desenvolvimento de produtos e identificação das preferências do consumidor, julgue o item a seguir. 


O método descritivo rápido, denominado perfil livre, fundamenta-se na liberdade dos avaliadores para criar descrições e escalas próprias, em contraste com os métodos descritivos convencionais, que seguem escalas previamente padronizadas; a referida abordagem, embora possibilite maior inclusão de perspectivas individuais na análise, exige técnicas estatísticas avançadas, como a análise procrustes generalizada, para alinhar as avaliações e identificar padrões comuns nos dados. 

#Questão 1082626 - Marketing, Produtos e Marcas, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Análise Sensorial

Em relação aos testes descritivos e afetivos e suas associações no contexto do desenvolvimento de produtos e identificação das preferências do consumidor, julgue o item a seguir. 


A utilização da metodologia de superfície de resposta ou de mapas de preferência permite compreender a relação entre atributos sensoriais de um produto e as preferências dos consumidores, sendo estratégias eficazes para otimizar a aceitação do produto e direcionar o seu desenvolvimento ou reposicionamento no mercado. 

#Questão 1082627 - Marketing, Comportamento do Consumidor, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Análise Sensorial

Em relação aos testes descritivos e afetivos e suas associações no contexto do desenvolvimento de produtos e identificação das preferências do consumidor, julgue o item a seguir. 


A análise de penalidades (penalty analysis) aplicada a dados de CATA e aceitação é uma técnica utilizada para a identificação dos drivers of liking e drivers of disliking em produtos alimentícios. 

#Questão 1082631 - Marketing, Comportamento do Consumidor, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Análise Sensorial

Julgue o seguinte item, relativo aos métodos CATA (check-all-that-apply) e RATA (rate-all-that-apply), ferramentas de coleta de dados sensoriais utilizadas para caracterizar produtos alimentícios e outros itens baseados na percepção do consumidor. 


O método RATA utiliza escalas de 3 a 5 pontos para avaliar a intensidade de atributos percebidos, ao passo que o método CATA é baseado apenas na seleção binária de atributos relevantes para o produto. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis