Questões sobre Romantismo

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Listagem de Questões sobre Romantismo

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:


Meu Desejo 

 
Meu desejo? era ser a luva branca
Que essa tua gentil mãozinha aperta:
A camélia que murcha no teu seio,
O anjo que por te ver do céu deserta.... 


Meu desejo? era ser o sapatinho
Que teu mimoso pé no baile encerra....
A esperança que sonhas no futuro,
As saudades que tens aqui na terra....


Meu desejo? era ser o cortinado
Que não conta os mistérios do teu leito;
Era de teu colar de negra seda
Ser a cruz com que dormes sobre o peito. 


Meu desejo? era ser o teu espelho
Que mais bela te vê quando deslaças
Do baile as roupas de escomilha e flores
E mira-te amoroso as nuas graças!
Meu desejo? era ser desse teu leito
De cambraia o lençol, o travesseiro
Com que velas o seio, onde repousas,
Solto o cabelo, o rosto feiticeiro....


Meu desejo? era ser a voz da terra
Que da estrela do céu ouvisse amor!
Ser o amante que sonhas, que desejas
Nas cismas encantadas de languor!


Álvares de Azevedo
É típico do Romantismo o abandono à linguagem excessivamente rebuscada e preza pela tentativa de uma abordagem mais próxima das massas. Apesar desse aspecto, um texto que tem a sua produção datada na primeira metade do século XIX, invariavelmente apresentará vocabulário distante do cotidiano no qual a sociedade contemporânea se insere. Dito isso, dê o sinônimo que melhor se adeque ao contexto para o vocábulo que encerra o poema:

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:


Meu Desejo 

 
Meu desejo? era ser a luva branca
Que essa tua gentil mãozinha aperta:
A camélia que murcha no teu seio,
O anjo que por te ver do céu deserta.... 


Meu desejo? era ser o sapatinho
Que teu mimoso pé no baile encerra....
A esperança que sonhas no futuro,
As saudades que tens aqui na terra....


Meu desejo? era ser o cortinado
Que não conta os mistérios do teu leito;
Era de teu colar de negra seda
Ser a cruz com que dormes sobre o peito. 


Meu desejo? era ser o teu espelho
Que mais bela te vê quando deslaças
Do baile as roupas de escomilha e flores
E mira-te amoroso as nuas graças!
Meu desejo? era ser desse teu leito
De cambraia o lençol, o travesseiro
Com que velas o seio, onde repousas,
Solto o cabelo, o rosto feiticeiro....


Meu desejo? era ser a voz da terra
Que da estrela do céu ouvisse amor!
Ser o amante que sonhas, que desejas
Nas cismas encantadas de languor!


Álvares de Azevedo
O poema em questão apresentado acima é pertencente à obra do célebre poeta romântico Álvares de Azevedo. A segunda geração do Romantismo, da qual Azevedo é o maior expoente, tem como preceito presente neste poema o(a):

A poesia romântica brasileira, fortemente influenciada pelo nacionalismo, emprega uma ampla variedade de figuras de linguagem para exaltar a natureza, a pátria e os sentimentos. Recursos como metáforas e hipérboles são amplamente utilizados para idealizar paisagens, emoções e personagens, contribuindo para o tom grandioso e emotivo característico do Romantismo.
Analise as assertivas abaixo sobre o uso de figuras de linguagem na poesia romântica brasileira e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. A metáfora, recurso estilístico frequentemente utilizado pelos poetas românticos, aparece como uma forma de comparar elementos naturais a sentimentos humanos, reforçando o vínculo entre o indivíduo e a pátria.
II. A hipérbole é uma figura de linguagem rara na poesia romântica brasileira, já que esse movimento literário priorizava a simplicidade e a moderação na expressão de ideias.
III. Poetas como Gonçalves Dias usaram figuras de linguagem para idealizar a natureza brasileira, frequentemente associando-a à pureza, à beleza e ao orgulho nacional.
IV. No contexto do nacionalismo romântico, o uso de figuras de linguagem como metáforas e hipérboles era estratégico para criar uma imagem glorificada do Brasil e reforçar o sentimento de pertencimento. 

Iracema, de José de Alencar, é uma obra central do Romantismo brasileiro e desempenha um papel importante na construção de um mito fundador da identidade nacional. A personagem Iracema, a "virgem dos lábios de mel", simboliza a união entre o indígena e o europeu, representando a origem do povo brasileiro.
Com base nas características dessa obra, identifique a alternativa INCORRETA

Leia o fragmento a seguir e assinale a alternativa correta.
“Egocentrismo (o indivíduo é encarado como o centro do mundo); sentimentalismo exacerbado; tom depressivo (típico de diversos autores, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho, ou ainda pela própria arte). Estrutura do texto em prosa, longo; O indivíduo passa a ser o centro das atenções; Uso de versos livres e brancos; Exaltação do nacionalismo, da natureza e da pátria; Idealização da sociedade, do amor e da mulher; Criação de um herói nacional; Sentimentalismo e supervalorização das emoções pessoais.”

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