Questões de Línguas Outras da UFRJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Línguas Outras da UFRJ

A professora Anne Sulivan reconheceu o potencial de aprendizagem de uma pessoa surdocega, tendo sido a responsável pela educação de Helen Keller. De acordo com Nascimento (2006), quanto à surdocegueira pode-se afirmar que:

Barreiras atitudinais são comportamentos que impedem a participação social da pessoa com deficiência. Assinale a alternativa que melhor descreve, no ambiente universitário, a atitude de “exaltação do modelo”.

De acordo com a Associação Educacional para Múltiplas Deficiências, Libras tátil é uma forma de comunicação simbólica que se caracteriza pelo uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela modalidade tátil, ou seja, mão sob mão, e destina-se a um determinado grupo de pessoas com deficiência, a saber:

Dispositivos legais associados a recursos de Tecnologia Assistiva possibilitam, atualmente, o pleno acesso ao conteúdo de um livro impresso a pessoas com deficiência visual. De acordo com Silva (2014), as palavras que podem ser associadas a “acessível” e “acessável”, são, respectivamente:

Áudio-descrição ou audiodescrição? Apesar do Novo Acordo Ortográfico, os estudiosos do tema no Brasil ainda não chegaram a um consenso quanto à grafia da palavra que representa este recurso de Tecnologia Assistiva capaz de transformar a vida de pessoas com deficiência visual em todo o mundo. De acordo com Mattoso (2012), os estudos da áudio-descrição (AD) no Brasil começaram com o Prof. Francisco José de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, responsável pelo primeiro curso de formação de áudio-descritores realizado no país. Esse curso foi denominado, metaforicamente, remetendo à prática da AD, como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis