Questões sobre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS

Em relação aos parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos na política de assistência social, assinale a afirmativa INCORRETA.

Sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) aprovada em 2004, e as perspectivas que nortearam sua elaboração, é correto afirmar que:

Tendo em vista a Política de Assistência Social (PNAS, 2004), analise as afirmações a seguir.

I - O conceito de matricialidade sociofamiliar parte da concepção de que a família é o núcleo protetivo intergeracional, cabendo ao Estado intervir em sua privacidade para propiciar comportamentos sociais e higiênicos adequados ao seu desenvolvimento econômico, social e de saúde.

II - Vigilância social é a capacidade de detectar, monitorar as ocorrências de vulnerabilidade e fragilidade que possam causar a desproteção, além da ocorrência de riscos e vitimizações.

III - A proteção social inclui ações direcionadas à assistência social dentro da rede hierarquizada de serviços e benefícios.

IV - Os benefícios sociais são transferências em espécie fora da relação de trabalho ou da legislação social do trabalho para atender a determinadas situações de vulnerabilidade, operando como substitutivo ou complementarmente à remuneração vinda da ocupação/renda da família.

Estão CORRETAS as afirmativas

Julgue os itens a seguir, referentes ao planejamento das regiões metropolitanas e de outras regiões de desenvolvimento. O objetivo de ação da atual Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) elaborada pelo Ministério da Integração Nacional (Gestão Luís Inácio Lula da Silva) não passa por uma ação específica voltada ao combate à pobreza. Entende-se que esse combate cabe à política urbana e à política social. Caso fosse essa sua ação central (o combate à pobreza), o mapa de atuação da PNDR deveria privilegiar as periferias das grandes metrópoles, o que cabe às políticas urbanas e à política social. Nesses locais, os bolsões de pobreza se incrustam em contextos ricos e dinâmicos. O objeto da PNDR se expressa na coincidência espacial entre pobreza individual e regional.

Com relação à Política Nacional contra as Práticas de Discriminação Racial, julgue os próximos itens. A implementação de políticas voltadas para a inclusão da população negra no mercado de trabalho é de responsabilidade do poder público, devendo ser observados os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, ao ratificar a Convenção n.º 111 da Organização Internacional do Trabalho, de 1958, e a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, de 1965.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis