Questões de Jornalismo da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo da FEPESE

Uma fonte anônima, identificada apenas pelo codinome, faz grave denúncia contra um agente  público. Além disso, ameaça dar a informação a outro veículo se o jornalista não publicar a matéria.

Levando em conta os critérios de apuração e a deontologia da profissão, qual deverá ser a atitude do jornalista?

Analise o texto abaixo:

As contradições entre, de um lado, uma estrutura que favorece a precipitação e, de outro, o respeito a regras que exigem um distanciamento para a apuração rigorosa da notícia, é tão antiga quanto a própria constituição da imprensa como atividade industrial. Agora, na era do “tempo real”, essas condições tendem a se agravar, e a se “resolver” pela eliminação de um dos termos do problema - a necessidade de veicular informações corretas -, pois, “qualquer explicação serve” para sustentar a notícia transmitida instantaneamente.
MORETZSHON, 2002
O ambiente digital revolucionou a rotina do jornalismo. O trecho de Sylvia Moretzshon está relacionado:

Analise o texto abaixo:

Em 1967 eu era repórter iniciante do Jornal do Brasil quando fui enviado pelo editor nacional para a cidade de São João Nepomuceno, no interior de Minas Gerais, para fazer uma matéria sobre um fato inusitado: uma urubu-fêmea, de nome “Mãe Preta”, havia chocado e criado pintinhos de galinha no quintal de uma casa e se tornara atração turística da cidade. Escrevi a reportagem e no dia seguinte fui surpreendido pelo enorme destaque que o editor deu à matéria. “Mãe Preta” era manchete de página do jornal e dividia espaço com outras notícias nacionais e internacionais. Naquela época, jornalista ainda ingênuo, comecei a conjeturar: por que um fato simples, sem nenhuma importância política, econômica ou social ganhara tanta atenção num jornal considerado sério e lido pela elite do país?
MOTTA, Luiz Gonzaga Motta – Teoria da Notícia: as relações entre o real e o simbólico – in PORTO, Sérgio Dayrell e MOUILLAUD, Maurice (org.). O Jornal, da forma ao sentido, Brasília, UnB, 2002.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto e em relação aos seus conhecimentos.

1. A notícia referida no texto tem como valor-notícia o inusitado, notícia de interesse humano ou ainda “faits divers”. 2. Não há regras práticas ou deontológicas para determinar o que é e o que não é notícia, porque apenas o critério subjetivo do jornalista é que vai definir o que será publicado. 3. Para ter critério de noticiabilidade, é preciso que haja constância, estabilidade, logo a notícia referida no texto não deveria ter sido publicada, porque contraria a deontologia do jornalismo. 4. A noticiabilidade se constitui, na deontologia da profissão, em conjunto de requisitos que são exigidos para a existência pública da notícia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise o texto abaixo:

Quando retratada de forma positiva, a juventude é comumente associada à ideia de vitalidade, força e transformação. Raramente nessa imagem está posta a dimensão da saúde. No início da pandemia não foi diferente: os jovens eram apontados como menos vulneráveis à Covid-19. Contudo, em 2021, o rejuvenescimento da pandemia forçou a uma mudança de olhar no enfrentamento da crise.
Jovens e saúde, publicação digital da Fiocruz, desafia a uma reflexão sobre como esse contexto gerou efeitos que vão muito além da Covid-19 em si, abrangendo a saúde mental, o processo educativo, a vida profissional, a visão de futuro e outros. Ao assumir como premissa o conceito ampliado de saúde, o livro convida a expandir a compreensão da determinação social da saúde de jovens, que perpassa as dimensões da educação, trabalho e renda, vida pública, identidades, entre outras.
Uma das provocações centrais da publicação é que as revelações desse período não se restringem à época da pandemia, mas suscitam questões fundamentais e preexistentes, que dizem respeito à condição juvenil contemporânea. E ainda convida a observar as juventudes em toda sua diversidade, buscando respostas aos desafios específicos vivenciados por cada fase de vida que engloba essa faixa dos 15 aos 29 anos. (…)
Marisa de Castro Villi Cientista social, mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP e diretora executiva da Rede Conhecimento Social.
Le Monde Diplomatique Brasil Edição 184 – 04/11/2022

Quanto aos gêneros jornalísticos, o texto pode ser classificado como:

Analise o texto abaixo:

O lead é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros leads em seu corpo. Corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica, ao texto lido pelo apresentador ou à cabeça do repórter (quando ele aparece falando) no início de uma notícia em televisão.
O lead é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante.
LAGE, Nilson, A estrutura da notícia, ed. Ática, São Paulo, 1985, p.26/27.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.

1. A técnica da pirâmide invertida se concentra numa organização em que os fatos mais importantes são apresentados no início; os menos relevantes, no final. Isso significa dizer que a variável “importância” para o público, para o profissional da informação ou para a linha editorial do veículo é o paradigma central no jornalismo tradicional. 2. A técnica da pirâmide invertida é tradicional no impresso; no entanto, no caso da WEB, haverá outras variáveis, porque não há limitações de espaço – como ocorre no impresso – e o público é global. Logo, os interesses do público vão variar. 3. A pirâmide invertida é extremamente funcional no jornalismo e, mesmo com o advento da internet, deve ser empregada. Isso significa dizer que não há mudanças na arquitetura da notícia do  impresso ao digital.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis