Questões de Jornalismo da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo da FEPESE

Analise o texto abaixo:
Release
Texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição privada, governamental etc., para ser divulgado gratuitamente entre as notícias publicadas pelo veículo. (…) É a notícia do ponto de vista da instituição e, por isso, o seu valor jornalístico é relativo (depende de um tratamento adequado, se possível enriquecido com novos dados apurados pelo repórter).
RABAÇA, Carlos Alberto e BARBOSA, Gustavo, Dicionário de Comunicação, ed. Ática, 1987, p. 507

Analise as afirmativas abaixo em relação ao release.

1. O release obedece aos preceitos do texto jornalístico, logo deve ter clareza e concisão. 2. Para ser publicado, o release precisa ter relevância jornalística, critério de noticiabilidade, por isso precisa também ter boa apuração. 3. A preocupação da release, dentro da comunicação institucional, é apenas divulgar as informações relevantes para a organização, ou seja, não precisa e não deve estar ligado ao que está acontecendo na sociedade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise o texto abaixo:

Na rotina produtiva diária das redações de todo o mundo, há um excesso de fatos que chegam ao conhecimento dos jornalistas. Mas apenas uma pequena parte deles é publicada ou veiculada. Ou seja, apenas uma pequena parte vira notícia. O que pode levar qualquer leitor ou telespectador a perguntar: afinal, qual o critério utilizado pelos profissionais da imprensa para escolher que fatos devem ou não virar notícia?
PENA, Felipe, Teoria do Jornalismo, ed. Contexto, São Paulo, 2005, p. 71

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.

1. A escolha de determinado fato em relação a outro para ser veiculado obedece a critérios de noticiabilidade ou valor notícia. 2. Na construção da notícia, dentro da deontologia do jornalismo, o interesse público é fundamental. 3. Os fatos que viram notícia vão depender apenas das escolhas pessoais do repórter.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre as características implícitas do rádio.
1. Em relação à televisão, o rádio tem baixo custo, tanto na transmissão quanto na captação. 2. Em relação aos outros veículos, a linguagem do rádio é mais próxima, porque emprega mais a oralidade. 3. O veículo rádio não impede que a audiência exerça outras atividades, já que trabalha apenas a audição. Isso gera proximidade com o ouvinte. 4. A linguagem do rádio também precisa ser concisa, simples e objetiva; no entanto, por trabalhar com áudio, pede repetição e ênfase.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao Jornalismo Institucional.

1. O Jornalismo tradicional e o institucional, apesar de trabalharem em ambientes diversos, têm os mesmos objetivos na construção da informação: buscar o contraditório e preservar o interesse público. 2. A construção da imagem positiva da instituição é função primordial do Jornalismo institucional. A busca do contraditório poderá ocorrer desde que esteja inserida dentro da estratégia da organização. 3. O Jornalismo institucional preocupa-se com o desenvolvimento da marca, fortalecimento da imagem da organização; portanto, não responde aos preceitos éticos da informação. 4. A comunicação institucional se reserva apenas ao público interno.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Muitos jornalistas se esquecem de um velho ditado da infância, cujo valor é alto na profissão: “Quem conta um conto aumenta um ponto”. A fonte de qualquer informação nada mais é do que a subjetiva interpretação de um fato. Sua visão sobre determinado acontecimento está mediada pelos “óculos” de sua cultura, sua linguagem, seus preconceitos. E, dependendo do grau de miopia, a lente de aumento pode ser direcionada para seus próprios interesses. Pergunte a um corretor da bolsa de valores quais são as ações mais confiáveis e notará a “coincidência”: são exatamente as que ele tem para vender.
PENA, Felipe, Teoria do Jornalismo, ed. Contexto, São Paulo, 2005, p. 57.

Analise as afirmativas abaixo sobre as fontes.

1. O informante é, muitas vezes, fundamental na apuração jornalística, no entanto não tem o status de fonte ou de porta-voz. 2. O porta-voz e o assessor de imprensa são classificados como fontes oficiais. Essas fontes são também denominadas de formais. 3. Fontes não autorizadas são também conhecidas como oficiosas. 4. O jornalista precisa ter cuidado com a credibilidade da fonte e com seus possíveis interesses. Por isso, a checagem, o contraponto são importantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis