Questões sobre Técnicas Jornalísticas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Técnicas Jornalísticas

Analise o texto abaixo:

O lead é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros leads em seu corpo. Corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica, ao texto lido pelo apresentador ou à cabeça do repórter (quando ele aparece falando) no início de uma notícia em televisão.
O lead é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante.
LAGE, Nilson, A estrutura da notícia, ed. Ática, São Paulo, 1985, p.26/27.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.

1. A técnica da pirâmide invertida se concentra numa organização em que os fatos mais importantes são apresentados no início; os menos relevantes, no final. Isso significa dizer que a variável “importância” para o público, para o profissional da informação ou para a linha editorial do veículo é o paradigma central no jornalismo tradicional. 2. A técnica da pirâmide invertida é tradicional no impresso; no entanto, no caso da WEB, haverá outras variáveis, porque não há limitações de espaço – como ocorre no impresso – e o público é global. Logo, os interesses do público vão variar. 3. A pirâmide invertida é extremamente funcional no jornalismo e, mesmo com o advento da internet, deve ser empregada. Isso significa dizer que não há mudanças na arquitetura da notícia do  impresso ao digital.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

No que se refere à imprensa escrita, julgue o item.

“Gancho” é um jargão jornalístico usado para definir informações que servirão como pretexto para a produção de uma matéria jornalística. 

Quanto a jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item. 

Os ruídos semânticos estão relacionados à linguagem utilizada para transmitir uma informação, como, por exemplo, o uso de palavras de cunho técnico ou que sejam consideradas rebuscadas para o nível de entendimento do receptor. 

#Questão 925185 - Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Comunicação Social

A produção textual no jornalismo impresso pode ser dividida, do ponto de vista estrutural, em tipos narrativos e tipos argumentativos. Aos tipos marcadamente narrativos correspondem a nota, a notícia e a reportagem. Os argumentativos são representados pelos artigos, resenhas críticas e editoriais. Entre nota, notícia e reportagem, pode-se dizer que a diferença está não só na extensão (do menor ao maior texto), como também na forma de apresentar o fato. O detalhamento e a profundidade das informações apresentadas variam em cada texto, uma vez que respondem de forma diferente aos objetivos de comunicação, às expectativas por parte dos leitores. Os textos dissertativo-argumentativos, em jornalismo, podem ser observados, principalmente, nos editoriais, nos artigos e nas resenhas críticas, composições que se marcam pelo viés interpretativo e pela capacidade de avaliação. É comum que esses textos dialoguem com o material narrativo publicado pelo veículo de comunicação e lhes façam referência, uma vez que, apesar de o elemento factual não ser o foco nesses casos, mantém-se o vínculo com a atualidade, o que lhes garante interesse jornalístico. Sobre o editorial, assinale a afirmativa correta.

#Questão 925186 - Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Comunicação Social

Fake news são componentes de estratégias comunicacionais bastante sofisticadas e que envolvem desde a produção de conteúdo deliberadamente fraudulento, falso, distorcido, enviesado ideologicamente, além da sua distribuição e impulsionamento pela internet. As fake news inauguram uma nova era de manipulação em decorrência das funcionalidades desenvolvidas pelas tecnologias de comunicação e informação, da hiperconectividade inaugurada com a invenção dos smartphones e dos novos padrões de sociabilidade propiciados pela internet. Considerando que as fronteiras entre o real e o virtual se tornam indivisíveis e os jogos de poder passam a ser influenciados pelos movimentos do ciberespaço, analise as afirmativas a seguir.

I. São intencionalmente falsas e deturpadas, mas não distorcem a realidade factual.
II. Espalham desinformação; mentiras; fraudes; e, teorias da conspiração.
III. São impulsionadas apenas de forma orgânica em redes sociais, motores de busca e grupos de WhatsApp/Telegram.
IV. Devem ser associadas ao contexto mais amplo: a desinformação não é verdadeira, mas necessita parecer verdadeira.
V. Além da verossimilhança, outro componente indissolúvel da desinformação é o chamado viés de reforço.
Está correto o que se afirma apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis