Questões de Jornalismo

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Listagem de Questões de Jornalismo

#Questão 925190 - Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Comunicação Social

Apresenta-se no título de cada matéria. Motivado pela informação preliminar sobre um acontecimento a ser descrito, o público busca, já nas primeiras linhas ou na fala, a resposta às perguntas fundamentais (o quê, quem, quando, onde, como e por quê). Essas seis perguntas, respondidas de maneira objetiva, correspondem a um conjunto compreensível de informações jornalísticas que serão a referência semântica do evento a ser narrado posteriormente. O lead noticioso deverá ser desenvolvido, preferencialmente, na ordem direta; assinale-a.

Redigir o texto de uma notícia é, consequentemente, contar uma história; é preciso estar atento aos elementos que constituem a narrativa como: fato, tempo, lugar, causa, modo, personagens, consequência. Estes elementos estão presentes em toda e qualquer história que contarmos, seja ela real, fictícia, científica, religiosa etc. Quando um jornalista noticia um acontecimento, ele não o faz na ordem clássica das ações que a compõem. A esse fenômeno é dado o nome de pirâmide invertida. A pirâmide invertida no jornalismo pode ser definida como:

“A assessoria de imprensa deve estar sempre disponível para atender aos jornalistas com transparência, agilidade e conhecimento da organização. Também deve possuir trânsito fácil às fontes e, de preferência, aos jornalistas. No trato com a imprensa, o assessor deve se guiar com profissionalismo, competência e dedicação. A assessoria também deve estar apta a fazer contatos com as redações, a fim de sugerir pautas, enviar notícias e aperfeiçoar a interface profissional entre a organização e os jornalistas, para interesse e benefício mútuos. Existe uma ferramenta de assessoria que é um texto contendo as informações essenciais do fato e que pode ser ofertado às redações como sugestão de pauta. Ele também deve se guiar pelos métodos jornalísticos, usando o filtro dos valores-notícia para apurar as questões básicas de fatos que sejam interessantes para a opinião pública.” Tal ferramenta se refere a: 

#Questão 925308 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

A utilização sincronizada do som (áudio), imagem (vídeo) e texto (palavras) constitui o produto audiovisual, que, ao longo do tempo, vem passando por mudanças quase que constantes. Esses elementos, de maneira conjunta, se tornam em informação. De acordo com Marques (2007, p. 69): “[...] a informação audiovisual possui sentidos multidisciplinares que, ao longo do tempo, foi se modificando e atualizando, conforme a própria sociedade está evoluindo, assim como o próprio produto audiovisual”. Do produto jornalístico impresso, evoluiu-se para a produção de rádio e, em 1950, com a chegada da televisão, deu-se o início ao produto audiovisual chamado de telejornalismo, que, ao longo dos anos, não parou de evoluir, alcançando até a internet, se tornando o webjornalismo. Sobre webjornalismo e produções audiovisuais, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 925307 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

O fotojornalismo é a vertente do jornalismo que utiliza a fotografia como forma de produção jornalística, com o intuito de transmitir informações de interesse público. Como em todas as profissões, os fotojornalistas precisam se atentar ao código de ética e preceitos fundamentais para executar suas atividades. Para Sousa, “[...] falar de ética implica falar de uma perspectiva [...]”, isso porque, ao se discutir o limite ético no fotojornalismo, além de considerar o aspecto do fotojornalista para com o fotografado, é preciso incluir nessa discussão os limites éticos do fotojornalista com sua própria consciência e conduta moral e o papel do editor e dos meios de comunicação para com o fotojornalista. Além disso, deve-se considerar a questão ética relacionada com a veracidade dos fatos retratados na imagem e no texto que a acompanha. Portanto, assim como reforça Sousa, todas essas perspectivas devem ser consideradas ao se discutir sobre o papel da ética no fotojornalismo. Sousa apresenta seis princípios do fotojornalismo, os quais, segundo o autor, devem ser balanceados e, por vezes, contrapostos, uma vez “[...] que os fotojornalistas, os editores, os leitores e os públicos em geral muitas vezes discordam da publicação de certas imagens, por terem valores diferentes, mesmo entre esses seis princípio”. (Lester, 1991 apud Sousa, 2002, p. 143.)
Sobre os princípios do fotojornalismo, assinale a afirmativa correta.

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