Questões de História da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FCC

#Questão 517795 - História, Educação em História, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

A formulação das propostas curriculares de História, nos anos noventa, contribuiu para a discussão de novos conteúdos e métodos de ensino nessa área. Dentre as inovações apresentadas por tais propostas, pode-se destacar a

#Questão 517779 - História, Educação em História, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que ao longo do ensino fundamental os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nessa concepção de ensino de História, os alunos deverão ser capazes de:

I. Aceitar sua própria realidade social, como forma de reduzir seus problemas e aprender a respeitar as diferentes instituições, autoridades políticas e organizações da sociedade civil.
II. Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo que o documento histórico escrito e os livros didáticos são os únicos determinantes para o conhecimento da verdade histórica.
III. Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.
IV. Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços.
V. Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos e reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 517781 - História, Educação em História, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Nas últimas décadas, teve grande repercussão entre educadores o debate sobre a utilização do livro didático. Surgiram várias publicações mostrando as vantagens e as limitações sobre esse instrumento que o professor utiliza com seus alunos e que, muitas vezes, representa a única fonte de pesquisa do docente. Identifique a alternativa que apresenta duas sugestões corretas encontradas no livro "Ensinar História", de Schmidt e Cainelli, sobre os cuidados que os professores devem ter na escolha e no uso do livro didático.

#Questão 517782 - História, Educação em História, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Um professor de História apresentou aos alunos o quadro sobre uma temática das duas últimas décadas.

Após as discussões sobre a temática proposta, o professor solicitou às equipes de alunos que identificassem os itens correspondentes ao título apresentado. Conseguiram compreender essa relação as equipes que apontaram os itens

#Questão 517784 - História, Educação em História, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Um professor de História apresentou aos alunos o seguinte mapa histórico.

O professor trabalhou com os alunos, com base nas concepções de Boris Fausto, o significado histórico das informações contidas no mapa. Após as discussões, o professor concluiu que os agentes históricos, que percorreram a rota assinalada no mapa,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis