Questões de História da AEDB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da AEDB

Os jesuítas estiveram presentes no Brasil desde o início da colonização até 1759, quando foram expulsos por ordem do Marquês de Pombal. Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos, analise as proposições a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta:

I- Expansão territorial do Brasil sofreu influência dos jesuítas.

II- As missões eram locais onde os jesuítas reuniam certo número de índios para realizar a catequese.

III- Os jesuítas, através da catequese ou do sistema moral, pedagógico e de organização e divisão do trabalho, contribuíram para o despovoamento, degeneração e degradação da população indígena.

IV- Os padres jesuítas tornaram-se os maiores protetores dos índios, impedindo sua escravização pelos colonizadores e por isso eram muito combatidos nas colônias.

V- Os jesuítas possuíam os melhores propósitos humanistas e acreditavam que sua cultura fosse superior a dos índios e, por isso, achavam-se no direito e dever de transformar os indígenas.

Com base nos documentos, assinale a alternativa correta.

I) Excelentíssimo Sr. Deputado Ranieri Mazzilli. DD. Presidente da República em exercício. Senhor Presidente: Em face da próxima chegada do Sr. Doutor João Belchior Marques Goulart a Brasília, com o fito de prestar compromisso perante o Congresso Nacional e indicar à aprovação dele o nome do Presidente do Conselho e a composição do Primeiro Conselho de Ministros, bem como para receber em sessão do Congresso Nacional posse, juntamente com aquele Conselho e o seu Presidente, tudo nos termos do Artigo 21, parágrafo único da Emenda Constitucional nº 4 ( Ato Adicional de 02/09/1961), venho, na minha condição de Presidente do Congresso , solicitar de Vossa Excelência as indispensáveis garantias ao desembarque, permanência em Brasília e investidura na Presidência da República do Senhor Doutor João Goulart. (..) Auro de Moura Andrade. ( Presidente do Congresso Nacional , em 03/09/1961)

II) Excelentíssimo Senhor Senador Auro de Moura Andrade: Senhor Presidente: Nos termos e para os efeitos do Ato Adicional, tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência e ao Congresso Nacional que indico para o Cargo de Primeiro-Ministro o Senhor Tancredo de Almeida Neves, que, por meu intermédio, submete à patriótica consideração desse plenário o seguinte Gabinete: ( segue-se a lista dos Ministros) (...) João Belchior Marques Goulart. ( Presidente da República, em 08/09/1961)

" Expedições reunindo às vezes milhares de índios lançaram-se pelo sertão, aí passando meses e às vezes anos, em busca de indígenas a serem escravizados e metais preciosos. Não é difícil entender que os índios já cativos participassem dessas expedições, pois a guerra � ao contrário da agricultura " era uma atividade própria do homem das sociedades indígenas. O número de mamelucos e índios sempre superou o dos brancos.

Por exemplo, a grande bandeira de Manuel Preto e Raposo Tavares, que atacou a região de Guairá em 1629, era composta por 69 brancos, 900 mamelucos e 2 mil indígenas.� (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1991, p. 51)

Esse texto faz referência a um dos mais importantes movimentos de expansão territorial da época colonial - as bandeiras. Nele, o autor:

Não corresponde ao período imperial da História do Brasil:

Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos totalmente corretos a favor de tal opinião.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis