Questões de História da AEDB

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Listagem de Questões de História da AEDB

"Nas terras do Estado do Rio de Janeiro, viveram vários grupos indígenas. Os grupos apresentavam culturas diferenciadas, isto é, diferentes modos de viver, de falar, de se governar, de realizar seus trabalhos, de confeccionar seus instrumentos e utensílios. Tinham muita caça, peixe e frutas. Viviam felizes!" (In SIEBERT, Celia. História do Estado do Rio de Janeiro).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Município de Itatiaia, assinale a alternativa que indica o grupo indígena predominante que habitara nessa região:

O Município de Itatiaia foi criado pela Lei Estadual nº 1.330, de 06 de julho de 1988, por desmembramento do Município de Resende e instalado em 1º de junho de 1989. Entretanto, sua história tem bem mais de 150 anos, pois há registros de que sua fundação ocorreu em 05 de abril de 1839.

Com base na afirmativa acima e em seus conhecimentos sobre esse Município, analise as proposições a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta:

I- Já serviu de passagem ou pouso de tropeiros que transportavam ouro de Minas Gerais para os portos do litoral sul fluminense.

II- Sua economia já esteve ligada à cana-de-açúcar, ao café, à pecuária leiteira e hoje ao turismo.

III- Itatiaia após sua emancipação ganhou cinco distritos.

IV- Com a emancipação do Município de Itatiaia, Penedo passou a pertencer, exclusivamente, ao Município de Resende.

Os dois textos a seguir traduzem formas diferentes de compreender a arte e os modos de sua composição em dois momentos históricos distintos.

A Composição das imagens religiosas não é deixada à inspiração dos artistas: ela depende dos principais postos pela Igreja Católica e da tradição religiosa. Só a Arte pertence ao pintor, e a composição aos padres. (Regra estabelecida no Segundo Concílio de Nicéia. Apud. FREITAS,G. de 900 textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano, 1975, p. 121

Nós pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar, os movimentos da alma [...] Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da Natureza, para imitar, por mais difícil que seja, os múltiplos movimentos da alma. (ALBERT, Leon Batista. Tratado Della Pittura, apud TENENTI, A. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.48.) Assinale a alternativa que aponta dois momentos em que ocorrem as formas de compreender e compor a arte, referenciadas pelos textos.

Durante a Revolução Francesa, a Assembléia nacional redigiu uma Constituição cujo preâmbulo declarava: �[a Constituição] abole irrevogavelmente as instituições que feriam a liberdade e a igualdade de direitos. Deixa de existir quer nobreza, [...], ou distinções hereditárias, ou distinções de ordens, ou regime feudal, ou justiça privada, ou quaisquer dos títulos, denominações ou prerrogativas daí derivados, ou qualquer cavalaria, ou quaisquer corporações ou condecorações para as quais exigiam provas de nobreza, ou que implicavam distinções de nascimento, ou qualquer outra superioridade [...] Deixam de existir, para qualquer parte da nação e para qualquer indivíduo, qualquer privilégio ou exceção em relação à lei comum de todos os franceses. Deixam de existir guildas, ou corporações de profissões, artes e ofícios.� (DOTLE, William. O Antigo Regime. São Paulo, Ática, 1991)

Assinale a alternativa que faz afirmações incorretas sobre o texto transcrito.

Na realidade, a técnica contemporânea não é neutra, mas absolutamente capitalista (...) Por essa razão, durante todo o tempo em que essa técnica prevalecer, será impossível falar de autogestão. A autogestão de uma linha de montagem pelos seus operários é um gracejo sinistro. Para que haja autogestão, é preciso acabar com a linha de montagem. Não estou dizendo que é necessário destruir, da noite para o dia, todas as fábricas existentes. Mas uma revolução que não abordasse imediatamente a questão da substituição consciente da técnica, para modificá-la e permitir aos homens como indivíduos, como grupos, como coletividades de trabalho, alcançarem o domínio do processo produtivo, uma tal revolução marcharia para a morte em prazo bem curto. Pois pessoas que trabalham em uma linha de montagem seis dias por semana não podem desfrutar, como pretendia Lênin, de domingos de liberdade soviética. (CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto. Paz e Terra, 1987, vol.2 )

Considere as seguintes afirmações:

I. De acordo com o texto não existe nenhuma incompatibilidade entre a técnica capitalista de produção e um projeto �autogestionário� de sociedade.

II. Segundo o texto, para existir uma sociedade em que os próprios trabalhadores controlem o processo produtivo, é suficiente abolir a propriedade privada dos meios de produção.

III. De acordo com o texto, para que seja possível a autogestão de uma fábrica, seria necessário revolucionar todo o processo produtivo.

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