Na realidade, a técnica contemporânea não é neutra, mas a...

Na realidade, a técnica contemporânea não é neutra, mas absolutamente capitalista (...) Por essa razão, durante todo o tempo em que essa técnica prevalecer, será impossível falar de autogestão. A autogestão de uma linha de montagem pelos seus operários é um gracejo sinistro. Para que haja autogestão, é preciso acabar com a linha de montagem. Não estou dizendo que é necessário destruir, da noite para o dia, todas as fábricas existentes. Mas uma revolução que não abordasse imediatamente a questão da substituição consciente da técnica, para modificá-la e permitir aos homens como indivíduos, como grupos, como coletividades de trabalho, alcançarem o domínio do processo produtivo, uma tal revolução marcharia para a morte em prazo bem curto. Pois pessoas que trabalham em uma linha de montagem seis dias por semana não podem desfrutar, como pretendia Lênin, de domingos de liberdade soviética. (CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto. Paz e Terra, 1987, vol.2 )

Considere as seguintes afirmações:

I. De acordo com o texto não existe nenhuma incompatibilidade entre a técnica capitalista de produção e um projeto �autogestionário� de sociedade.

II. Segundo o texto, para existir uma sociedade em que os próprios trabalhadores controlem o processo produtivo, é suficiente abolir a propriedade privada dos meios de produção.

III. De acordo com o texto, para que seja possível a autogestão de uma fábrica, seria necessário revolucionar todo o processo produtivo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis