Questões sobre História do Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História do Brasil

“A grande instabilidade social do início da mineração resultou em diversos conflitos armados, sendo o mais conhecido deles a chamada Guerra dos Emboabas” (Alves, 2010). Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O conflito envolveu a rivalidade entre portugueses paulistas (bandeirantes) e portugueses de outras regiões, chamados de emboabas (forasteiros), sendo estes últimos apoiados pela Coroa Portuguesa desde o início, para limitar o controle dos paulistas sobre as minas.
( ) A divergência envolvia o controle das minas pelos paulistas, que desejavam exclusividade na exploração dos metais preciosos, sendo beneficiados pela Coroa através de acordos que garantiram essa exclusividade.
( ) Os emboabas conseguiram expulsar os paulistas, porém a Coroa interviu impedindo que se tornasse um território livre, além de realizar a separação das capitanias do Rio de Janeiro e São Paulo, e criando a Capitania das Minas de Ouro.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 1131949 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Tomando como parâmetro a História do Brasil, vista por meio da perspectiva de Boris Fausto, analise as afirmativas abaixo:

I – A figura do bandeirante e as qualidades da sociedade paulistana do século XVII foram exaltadas, principalmente, por historiadores de São Paulo como Alfredo Ellis Júnior e Afonso Taunay.
II – Os paulistas são considerados uma raça especial, em que suas façanhas ratificam a imagem que possuem como herois civilizadores.
III – Os interesses da Coroa e o bandeirismo sempre estiveram dissociados.
IV – A exaltação dos bandeirantes, em São Paulo, está presente na momenclatura de estradas, avenidas e monumentos.

É falso o que se afirma em: 

#Questão 1131953 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Analise as afirmativas abaixo:

I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.

É falso o que se afirma em: 

#Questão 1131955 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Em conformidade com as perspectivas de Linhares et al. (2020), qual dos eventos abaixo é considerado o fator mais importante na construção da identidade brasileira no século XIX?

A partir da história do Brasil colônia, analise as asserções posteriores e marque a alternativa correspondente. 

I - Normalmente, a lavoura indígena baseava-se na mandioca, no milho e na batata-doce que, vez por outra, poderiam vir associados ao amendoim, ao cará, ao feijão e à banana. O sistema de preparo da terra utilizado pelos diversos grupos aproxima-se bastante do forest-fallow, podendo praticar-se, também, o long-fallow. Trata-se do plantio, em clareiras, de mandioca ou batatas. Esgotado o solo, tais clareiras deviam repousar por longos anos. 

II - Os europeus não reconheciam como válido o sistema agrícola indígena, em que se observava o plantio em montículos – a coivara – e o pousio longo, formando amplos campos pobres em torno das vilas, as capoeiras. Nesse contexto, os europeus implementavam adaptações advindas da agricultura europeia. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis