Questões de História do ano 2025

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Listagem de Questões de História do ano 2025

#Questão 1133819 - História, História Geral, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - História - Edital nº 1

A Revolução Haitiana (1791-1804) foi um dos eventos mais significativos nas Américas, sendo um caso raro de rebelião de escravizados que culminou na formação de um Estado livre. Sobre as causas e consequências desse processo revolucionário, assinale a alternativa incorreta: 

A respeito dos ciclos econômicos do Brasil colonial, analise as afirmativas e escolha a alternativa correta:

I. O ciclo do pau-brasil inaugurou a economia colonial com a extração e exportação da madeira, utilizando mão de obra indígena em regime de escambo.
II. O ciclo da cana-de-açúcar foi marcado pela concentração da produção no Nordeste, fortalecendo uma aristocracia rural escravocrata.
III. O ciclo da mineração no século XVIII impulsionou a urbanização e a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.

#Questão 1133977 - História, História Geral, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

A evolução urbana na Europa no século XIX no contexto da revolução industrial possui características marcadas por acontecimentos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos, que definem sua forma e conteúdo. São elementos característicos desse período:

O ensino de História não deve se limitar à mera repetição de conteúdos, teorias e conceitos, mas ser um verdadeiro processo de reelaboração crítica daquilo que é ensinado. As “bases da epistemologia da História” são imprescindíveis para esse processo de autonomia do pensamento por parte do discente.
Com relação a essas “bases epistemológicas”, marque a opção que NÃO corresponde às suas características: 

#Questão 1134303 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    No 4o e 5o ano há uma alteração significativa, tendo em vista o que tradicionalmente é aprendido nesta fase, em que a História se desloca do particular e da localidade onde se vive para tempos e espaços mais longínquos. Tal mudança apresenta-se como possibilidade de melhorar a articulação com os Anos Finais do Ensino Fundamental, diminuindo o descompasso entre essas duas fases da escolarização.

(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação, Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)

Nesta perspectiva, entre os temas indicados pelo Currículo Paulista para 4o e 5o ano, é correto identificar 

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