Questões de História do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2007

 

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que ao longo do ensino fundamental os alunos possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas. Sob essa perspectiva, situar acontecimentos históricos, localizá-los em uma multiplicidade de tempos e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos, são objetivos essenciais ao trabalho didático, que busca uma intercessão entre o fazer história e o saber pedagógico. Se a globalização integra e une economicamente os quatro cantos do planeta, por sua vez os nacionalismos agressivos ressurgem, hasteando a bandeira do racismo e da intolerância contra minorias étnico-religiosas e/ou povos. A crença na superioridade de um povo sobre outros renasce, seduzindo e mobilizando sentimentos e desejos humanos individuais e/ou coletivos. A "purificação étnica" e o xenofobismo são, portanto, ingredientes vitais às ações dos skinheads, mas que não representam algo novo na história da humanidade.

As afirmativas que expressam a multiplicidade do tempo histórico, conforme evidenciada nas imagens, são:

I - O nazismo alemão e o fascismo italiano apareceram como projetos alternativos à crise da dominação burguesa e ao comunismo (soviético), caracterizando-se pelo totalitarismo, pelo militarismo, pelo anti-semitismo, pelo nacionalismo exacerbado e pelo culto ao líder.

II - O fascismo italiano e o nazismo alemão, que emergiram nas décadas de 20 e 30 na Europa apelavam às soluções de força somente em casos considerados de ameaça à ordem social, embora garantissem aos cidadãos as liberdades individuais e coletivas.

III - A humilhante derrota da Itália na Primeira Guerra Mundial correlata à perda de regiões

"A bipolarização do poder planetário é resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potências e da emergência de duas superpotências (os Estados Unidos e a União Soviética) capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados. A Guerra Fria foi a manifestação mais nítida dessa bipolarização." [MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo: relações internacionais (1945-2000). São Paulo: Moderna, 1996, p. 47.]

A Guerra Fria deve ser entendida como um confronto histórico entre as duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, que emergiram em meio aos rastros de destruição e violência deixados pela Segunda Guerra Mundial, resultando na divisão leste versus oeste. No início dos anos 60, a construção do Muro de Berlim, separando Berlim Ocidental e Berlim Oriental, foi o "símbolo" mais contundente dessa bipolaridade do planeta.

Quanto à relevância histórica da Guerra Fria para a compreensão do século XX, destaca-se:

"Nesta república monstruosa, onde não há justiça, nem instrução, nem eleição, nem responsabilidades, a bandeira da federação é a bandeira negra do corso cobrindo toda as depredações da pirataria política."

[Martim Soares. O Babaquara: subsídio para a história da oligarquia no Ceará. Rio de Janeiro, s/ed., 1912.]

O texto faz menção aos mecanismos de dominação política que foram instaurados na Primeira República, mostrando como a nova configuração do poder transitou por ambigüidades que dificultaram a consolidação de um regime representativo em nosso país, o exercício da cidadania e o respeito à "coisa pública". Expedientes políticos de manipulação do processo eleitoral, tais como o voto de cabresto, a eleição a bico de pena, o voto dos mortos, a falsificação de atas e a degola dos candidatos da oposição se transformaram em hábitos rotineiros e legítimos da vida política brasileira, evidenciando, inclusive, a dependência do Poder Judiciário ao poder das oligarquias e legitimando a fraude, a corrupção e o clientelismo.

A afirmativa que expressa o funcionamento político-institucional da Primeira República é:

O Oriente Médio foi uma das regiões mais conflituosas do mundo durante o século XX. Sobre essas guerras, conflitos e interesses, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

"As polêmicas sobre as políticas públicas de ação afirmativa na América Latina remetem-se apenas ao fato dessas terem sido articuladas e implementadas, de maneira coerente e global, nos EUA nos anos 60, como conseqüência da longa luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. O debate, portanto, desconsidera os parâmetros históricos fundantes da adoção dessas políticas, assim encobrindo o fato de que esse tipo de política corretiva surgiu das dinâmicas do processo que conduziu à independência dos países da África, da Ásia, do Caribe e do Pacífico Sul, antes colonizados pela Europa, popularizando-se após a Segunda Guerra Mundial."

(SANTOS, Sales Augusto dos. (org.) Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005, p. 313.)

Sobre a relação entre as políticas públicas de ação afirmativa e o desenvolvimento social, considere as afirmativas a seguir:

1 – O texto destaca um aspecto pouco explorado no debate sobre a implementação de ações afirmativas nos países periféricos: a articulação dessas políticas públicas de Estado com os processos históricos de descolonização por eles vivenciados.

2 – A aquisição dos direitos civis pelos afro-norte-americanos se tornou possível em função da cordialidade entre as etnias, característica da formação social dos EUA.

3 – No contexto estratégico da definição de políticas de ação afirmativa, sobretudo em países asiáticos e africanos, foi fundamental determinar cotas e medidas específicas para garantir o rápido acesso dos nativos às funções até então monopolizadas pelos europeus.

4 – Nos países que adotaram ações afirmativas para a ocupação de vagas no ensino ou em cargos públicos, percebe-se uma ampliação da dificuldade dos beneficiados pelas cotas em conseguir a sua ascensão social.

 Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis