"As polêmicas sobre as políticas públicas de ação afirmat...

"As polêmicas sobre as políticas públicas de ação afirmativa na América Latina remetem-se apenas ao fato dessas terem sido articuladas e implementadas, de maneira coerente e global, nos EUA nos anos 60, como conseqüência da longa luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. O debate, portanto, desconsidera os parâmetros históricos fundantes da adoção dessas políticas, assim encobrindo o fato de que esse tipo de política corretiva surgiu das dinâmicas do processo que conduziu à independência dos países da África, da Ásia, do Caribe e do Pacífico Sul, antes colonizados pela Europa, popularizando-se após a Segunda Guerra Mundial."

(SANTOS, Sales Augusto dos. (org.) Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005, p. 313.)

Sobre a relação entre as políticas públicas de ação afirmativa e o desenvolvimento social, considere as afirmativas a seguir:

1 – O texto destaca um aspecto pouco explorado no debate sobre a implementação de ações afirmativas nos países periféricos: a articulação dessas políticas públicas de Estado com os processos históricos de descolonização por eles vivenciados.

2 – A aquisição dos direitos civis pelos afro-norte-americanos se tornou possível em função da cordialidade entre as etnias, característica da formação social dos EUA.

3 – No contexto estratégico da definição de políticas de ação afirmativa, sobretudo em países asiáticos e africanos, foi fundamental determinar cotas e medidas específicas para garantir o rápido acesso dos nativos às funções até então monopolizadas pelos europeus.

4 – Nos países que adotaram ações afirmativas para a ocupação de vagas no ensino ou em cargos públicos, percebe-se uma ampliação da dificuldade dos beneficiados pelas cotas em conseguir a sua ascensão social.

 Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis