Questões de Geografia da IBADE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da IBADE

Com base no desenvolvimento e na especialização dos seres vivos e na evolução morfoclimática dos ambientes que os geólogos elaboraram a tabela do tempo geológico, que resume a história dos principais acontecimentos ambientais da Terra em unidades de tempo, como éons, eras, períodos e épocas. A passagem de uma era para outra ou de um período para outro geralmente foi marcada pela ocorrência de importantes eventos astronômicos, geológicos ou climáticos, como impactos meteoríticos ou glaciações. Por isso, na maioria das vezes, tais transições caracterizavam-se por períodos de grandes reduções de espécies e, até mesmo, de extinções em massa.
A respeito dos eventos geológicos, podemos afirmar corretamente que:
I - os éons são as mais longas unidades de tempo que compõem a tabela do tempo geológico. Muitos pesquisadores reconhecem quatro éons: Hadeano, Arqueano, Plutônico e Fanerozoico. Os três primeiros e mais antigos éons compreendem um extenso período de cerca de 4 bilhões de anos, comumente denominado PréCambriano;
II - a junção dos primeiros continentes compôs, durante a Era Paleozoica, uma única massa continental e um grande oceano. Os geólogos denominaram esse supercontinente de Pangeia, que significa “todas as terras”; o oceano primitivo foi denominado Pantalassa, que quer dizer “todas as águas oceânicas”;
III - entre os maiores derrames de lava da história da Terra, estão os que cobriram parte das atuais regiões da Bacia do Paraná e do Planalto de Decã. Além de fontes de águas termais, que podem ser exploradas para atividade turística, os solos originados da desagregação das rochas basálticas, formadas pelo magma, apresentam elevada fertilidade;
IV - o começo da Era Geológica em que vivemos, a Mesozoico, há cerca de 65 milhões de anos, registrou o início do processo de formação das grandes cordilheiras, como as do Himalaia, do Cáucaso, dos Andes e as Montanhas Rochosas.
Assinale a alternativa correspondente. 

Além de constituir Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988, o pantanal foi designado Sítio do Patrimônio Natural Mundial pela Convenção de Ramsar, em 1993, e Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura em 2000. Seu alto valor ecológico reside na sua posição central no continente sul-americano, configurando um ‘ponto de encontro’ da flora e da fauna amozônica do Cerrado, da Mata Atlântica e do Chaco, sendo umas das razões para sua elevada biodiversidade. ” BOTELHO, R. G. M. Recursos Naturais e Questões Ambientais. In Santos, M. Atlas Nacional do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 2010.
Apesar da grande riqueza do Pantanal, o ano de 2020 marcou os profundos contrastes entre a sua importância e a eficiência de políticas voltadas a sua preservação e conservação devido ao número de queimadas ocorridas no período mais seco do ano do tipo climático Tropical Continental. Dentre as ameaças ao equilíbrio desse sistema, podemos citar: 

No dia 28 de janeiro de 2020 o presidente dos EUA, Donald Trump, divulgou uma proposta de plano de paz para israelenses e palestinos. O anúncio foi feito na Casa Branca com a presença do primeiro-ministro israelense Benjamin Natanyahu, afirmando ainda mais as relações diplomáticas entre Israel e EUA. A chamada questão árabe-israelense é um conflito territorial que perdura por décadas nos colocando o desafio de imaginar uma solução viável para os grupos étnicos envolvidos.
A respeito da proposta anunciada por Trump, podemos afirmar que:

A impermeabilização do solo e o descarte inadequado de lixos e dejetos são questões geradas pelo crescimento e urbanização desenfreados da cidade, podendo causar problemas ambientais como:

#Questão 1018906 - Geografia, População, IBADE, 2022, Prefeitura de Sooretama - ES, Professor MAE-I - Ensino Fundamental Anos Iniciais

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira chegou a 213,3 milhões de habitantes no ano de 2021. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,4 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Fortaleza (2,7 milhões).

Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/


Neste contexto, o conceito de populoso remete :

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis