Questões de Geografia da FUMARC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da FUMARC

O gráfico abaixo representa o aumento da vazão fluvial em uma bacia hidrográfica durante um evento chuvoso em dois ambientes distintos: em uma área urbana e em uma área de floresta natural.

 Através da análise do gráfico e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar:

Nas décadas que se seguiram ao Pós-Segunda Guerra Mundial, várias organizações multilate-rais passaram a utilizar diferentes critérios de classificação dos países, buscando avaliar seu grau de desenvolvimento econômico e social. Para tanto, foram utilizados indicadores como o PIB – Produto Interno Bruto, o PIB per capita (Renda Per capita) e outros. Diante das críticas frequentes e da limitação que tais indicadores apresentavam, no início da década de 1990, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgou um novo indicador, que atualmente serve de referência para estudos que avaliam as condições de vida das populações do mundo: o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH é um indicador composto, calculado e divulgado anualmente. A partir de 2010, esse indicador vem sendo construído pela conjugação de três índices, utilizando diferentes indicadores que são:

Observe a tabela que apresenta informações sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Acre e analise as afirmações a seguir.

 I. Considerando-se que as faixas de desenvolvimento humano são “Muito Baixo” (0,000 a 0,499), “Baixo” (0,500 a 0,599), “Médio” (0,600 a 0,699), “Alto” (0,700 a 0,799) e “Muito Alto” (0,800 a 1,000), em uma representação cartográfica do IDHM 1991, empregando-se a variável visual cor na representação de cada faixa, todos os municípios acreanos seriam exibidos em uma só cor.

II. O mapeamento do IDHM dos municípios do Acre, para quaisquer um dos anos, por se tratar de representação quantitativa com modo de implantação zonal, empregará o método isarítmico.

III. Para melhor compreensão das informações de cada um dos municípios, o gráfico triangu-lar seria a representação gráfica mais adequada, pois sintetiza em uma única notação uma específica estrutura ternária, isto é, formada por três componentes, como é o caso.

 Está INCORRETO o que se afirma em:

I. No período de 2014 a 2017, o maior rendimento domiciliar per capita sempre foi observado no Distrito Federal e o menor, no Maranhão. Ainda que ambos tenham apresentado cres-cimento da renda domiciliar per capita nesse período, nota-se que houve também um au-mento na diferença entre essas duas Unidades da Federação.

II. Em 2017, o rendimento domiciliar per capita do Brasil foi maior do que o rendimento domi-ciliar per capita de aproximadamente 70% dos estados brasileiros, indicando que o valor apresentado pela reportagem, além de não significar a média do rendimento domiciliar per capita das UFs, não é representativo, apesar de corroborar na denúncia das desigualdades do Brasil.

III. Praticamente a metade dos estados brasileiros apresentaram, em 2017, rendimento domi-ciliar per capita abaixo do salário mínimo nacional em 2017, que era R$ 937,00.

IV. O rendimento domiciliar per capita dos maranhenses, dos paraenses, dos capixabas, dos mato-grossenses e dos paranaenses foi o menor das regiões Nordeste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, respectivamente.

Está CORRETO o que se afirma em:

Tomando-se como referência a Série Cartográfica adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as coordenadas UTM e, também, a equidistância das curvas mestras de 100 me-tros, pode-se concluir que a escala da folha topográfica disponibilizada pelo(a) Professor(a) é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis