Questões de Geografia da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da ESAF

Coloque (V) nas afirmativas verdadeiras, (F) nas falsas e assinale a opção correspondente.

( ) O Cadastro Técnico Multifinalitário compreende desde as medições, que representam toda a parte cartográfi ca, até a avaliação socioeconômica da população; a legislação, que envolve verificar se as leis vigentes são coerentes com a realidade regional e local; e a parte econômica, em que se deve considerar a forma mais racional de ocupação do espaço, desde a ocupação do solo de áreas rurais até o zoneamento urbano.

( ) O cadastro imobiliário limita-se ao lançamento dos tributos imobiliários, com especial ênfase no IPTU.

( ) Na avaliação de imóveis, o SIG não supera as dificuldades de avaliação, porque não permite o cruzamento de informações com diferentes atributos individuais de forma conjunta.

( ) A condição básica para que haja justiça social é o conhecimento da condição de moradia de cada cidadão. Para tanto, o poder público deve fazer o mapeamento detalhado de todo o território, somado ao levantamento das condições socioeconômicas da população.

Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas com relação ao comportamento espectral de alvos.

♦ A areia apresenta comportamento espectral com baixa reflectância proveniente da alta absorção devido à presença de bandas de condução.

♦ A vegetação não fotossinteticamente ativa apresenta uma reflectância menor do que os minerais opacos.

♦ A água do mar, devido à alta concentração de cloreto de sódio, apresenta uma alta reflectância espectral no infravermelho próximo, bem mais alto do que da vegetação fotossinteticamente ativa.

Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas.

I. Funções urbanas referem-se a uma atividade que é tipicamente realizada na cidade: o comércio, os serviços bancários, educacionais etc. No entanto, não se trata de qualquer atividade urbana, mas apenas que contribuem para a existência da cidade, aquelas por meio das quais se dão as relações com outras cidades e com a zona rural.

II. A divisão territorial do trabalho é referente às atividades humanas que se acham distribuídas sobre a superfície da Terra de modo que cada unidade territorial – país, região, cidade – especializa-se em uma dada atividade que a distingue de outras.

III. O progresso técnico-científico viabilizou a divisão territorial do trabalho em escala mundial tanto na esfera da produção como na da circulação.

IV. A relação campo-cidade é sempre uma construção dicotômica onde a cidade aparece como sinônimo de desenvolvimento e o campo de atraso, também podendo ser representada por racional e tradicional.

Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. Com o pesquisador Humbold (1779 - 1859), apoiado na filosofia da história de Hengel (1770 -1831), ganha forma acadêmica escolar a geografia-histórica, isto é, a concepção de um mundo como um antropocêntrico, uma unidade cujo ponto de partida e finalidade é o homem.

II. O pesquisador Ritter (1769 - 1859), apoiado na filosofia de Schelling (1775 - 1854), estabelece uma forma acadêmica e escolar à geografia-ecologia, isto é, a concepção do mundo como a unidade cósmica, que envolve o homem.

III. Spencer (1820 - 1903) traz para a sociedade dos homens a teoria evolucionista de Darwin, a qual considera a sociedade como um organismo.

IV. Ratzel (1844 - 1904) considera que a subsistência, a energia, a vitalidade e o crescimento dos estados têm por motor a busca e a conquista de novos espaços, realizando um paralelo entre a luta das espécies pelo domínio do espaço que contém sua nutrição, com os homens que se organizam em estados para os quais o espaço é a fonte de vida (teoria do espaço vital).

Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas e assinale a opção correspondente.

( ) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é constituído pelos seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.

( ) O Mercosul tem como objetivo a eliminação das tarifas e das restrições não-tarifárias ao comércio entre os países-membros. São chamadas restrições nãotarifárias as disposições legais distintas do imposto de importação que têm por objetivo central limitar a importação de mercadorias por determinado país (quotas ou anuências prévias para importação, por exemplo).

( ) O Mercosul tem como objetivo buscar estabelecer uma tarifa externa comum que é, na realidade, um conjunto de tarifas que incidem sobre as importações realizadas pelos países-membros do bloco. Assim, não apenas o comércio intrazona é regulado, mas também a relação comercial com os demais países.

( ) A ALCA é composta por todos os países das Américas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis