Questões de Geografia da COTEC

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Listagem de Questões de Geografia da COTEC

“Para que cada ponto da superfície da Terra pudesse ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias os meridianos e os paralelos. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido nortesul. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste-oeste”.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Adaptado.


A interseção de um paralelo com um meridiano está implícita em:

“A expansão das fronteiras do capital no campo maranhense com o agro-hidro-mínero-negócio tem impactado negativamente o modo de vida das comunidades tradicionais e povos indígenas em seus territórios de vida. Os agressores seguem uma matriz histórica de controle e poder de grandes extensões de terras desde o início da colonização”.

Fonte: CPT (org.). Atlas de conflitos na Amazônia. Goiânia: CPT; São Paulo: Editora Extramares, 2017.


Considerando os resultados da expansão do capital aplicável à situação a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Empresários de economia privada (madeireiros, sojeiros e outros) estão entre os agressores.

( ) Apoio do governo federal às comunidades tradicionais inibe os conflitos com os fazendeiros.

( ) Há observância através de madeireiros das áreas de quilombolas e indígenas.

( ) Há violência no campo com ameaças e ocorrências de mortes nesses territórios.

( ) Indígenas aceitam sem resistência as ações decorrentes da expansão do capital.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


“A fragilidade dos ambientes naturais diante das intervenções humanas é maior ou menor em função de suas características genéticas. Em princípio, salvo algumas regiões do planeta, os ambientes naturais mostravam-se em estado de equilíbrio dinâmico até o momento em que as sociedades humanas passaram a intervir cada vez mais intensamente na exploração dos recursos naturais para gerar riquezas, conforto, prazer e lazer”. Fonte: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.
O erro lógico do argumento a que o texto se refere é:

A pirâmide etária brasileira nos fornece importantes informações sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.

Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html> Acesso em: 4 fev. 2020.


Analise a pirâmide etária abaixo.

Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html>. Acesso em: 4 fev. 2020.

O conteúdo exposto no texto e na pirâmide etária acima permite afirmar que:

Observe a figura.
Disponível em: <https://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/tags/geografia/>. Acesso em: 1 fev. 2020.

Considerando o princípio científico dos grandes conjuntos paisagísticos do globo terrestre para as regiões temperadas, na figura, são aplicáveis à situação os números

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