Questões de Geografia da COMPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da COMPE

A transição energética, marcada pela busca por fontes de energia mais limpas e renováveis, é um dos grandes desafios do século XXI. No entanto, a história dos combustíveis revela uma longa jornada de exploração e de desenvolvimento de diversas fontes energéticas. Considerando essa trajetória histórica, a sequência cronológica que melhor representa a predominância das fontes de energia ao longo do tempo é:

A geração de energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, sua aplicação efetiva data da segunda metade do século XX, com o desenvolvimento de placas mais eficientes, avanços tecnológicos e a produção em massa de placas fotovoltaicas. Pequenas indústrias e usuários residenciais começaram a adotar a instalação de micro usinas solares a partir dessas placas. De forma resumida, o efeito fotovoltaico consiste

No que se refere aos aspectos geográfico e histórico-cultural, pode-se regionalizar o continente da América em, respectivamente: América do Norte, América Central e América do Sul; América Anglo-Saxônica e América Latina. Observe as representações dessas regionalizações, explicitadas nas figuras 1 e 2.


Imagem associada para resolução da questão



Considerando essas representações, avalie as afirmações abaixo acerca das regionalizações da América.

I As Américas do Norte e do Sul são duas massas continentais conectadas por uma faixa estreita, a América Central.
II As Américas do Norte e do Sul são duas massas insulares conectadas por uma faixa continental, a América Central.
III A América Anglo-Saxônica abrange países desenvolvidos, com predominância da língua inglesa; e a América Latina, países do sul geoeconômico, com predominância das línguas latinas.
IV A América Anglo-Saxônica abrange países desenvolvidos, exclusivamente de língua inglesa; e a América Latina, países subdesenvolvidos, exclusivamente de línguas latinas.

Das afirmações, estão corretas

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma inovação política do século XX, com função única para a sociedade global, cuja eficácia na continuidade das ações necessita de três atualizações. A primeira é referente ao financiamento da ONU, que deve ser aumentado com a contribuição de todos os países, com a maior participação das nações com alta renda. A segunda é concernente à adequação da ONU à era do desenvolvimento sustentável, com realizações que conectem as inovações tecnológicas com a sustentabilidade socioambiental. E a terceira é condizente com a governança da ONU, sobretudo, no que concerne ao Conselho de Segurança, que tem uma composição sem total conformidade com a atual geopolítica.


Disponível em: https ://www.weforum.org/s tories /2015/08/3-reforms -the-un-needs -as -it-turns -70/. Aces so em: 13 nov. 2024.
Em 2018, quatro países formaram um grupo e, juntos, reivindicaram ingressar no Conselho de Segurança da ONU, com o argumento de que eles podem contribuir diretamente para a manutenção da paz e da segurança internacional. À época, a China apresentou oposição ao pleito desses países, que ficaram conhecidos como o G-4. A oposição da China se deveu à recusa deste país pelo ingresso no Conselho de Segurança de dois dos países do referido grupo, por causa de rivalidades históricas. Os países que formaram o G-4 são:

No Brasil, a distribuição da indústria é heterogênea, com espaços densos e outros rarefeitos, evidenciando a complexidade de situações socioeconômicas que caracterizam o país. Observe, abaixo, o mapa dessa distribuição em 2019.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o mapa apresentado, avalie as afirmações abaixo acerca da distribuição da indústria no Brasil.

I No Brasil, a atividade industrial foi distribuída, historicamente, mediante negociações entre estados e municípios, com o privilégio das melhores fisiografias para a instalação da atividade, sem relação com as questões fiscais.
II No Brasil, a atividade industrial vem sendo desconcentrada, com a complexificação da localização dessa atividade para além do Sudeste, como na região do Nordeste.
III A atividade industrial, historicamente, se concentrou na região Sudeste do Brasil, com destaque para São Paulo e Minas Gerais, onde foram realizados mais investimentos a fim de impulsionar a industrialização do país.
IV A atividade industrial vem sendo desconcentrada no território do Brasil, com direção, sobretudo, para a Amazônia, realçando-se a participação dos estados de Amazonas, Roraima e Amapá.

Das afirmações, estão corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis