Questões de Geografia da COMPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da COMPE

Ao fazer uma revisão do conteúdo sobre fontes de energia não-renováveis com os estudantes do 9º ano, Maria Laura, professora de uma escola municipal, fez uso de três imagens, reproduzidas abaixo, que representam o processo de duas dessas fontes. 



Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https ://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes -de-energia#:. Aces so em: 19 nov. 2024. [Adaptado]


As imagens apresentadas pela professora exemplificam o processo de como se originam o

Ao trabalhar com os estudantes do 9º ano sobre as mudanças climáticas e produção de alimentos, Pablo, professor de uma escola da rede municipal de Natal, destacou, em sua explicação, que os eventos climáticos extremos, como as fortes secas, afetam diretamente os cultivos de espécies, como o milho e feijão. Para ampliar o debate, Pablo mostrou para a turma o gráfico abaixo, com previsões para 2030, que evidenciam um cenário de insegurança alimentar em algumas áreas do planeta Terra. 


Imagem associada para resolução da questão


Mesmo diante de um cenário caótico, as informações do gráfico evidenciam que, no Nordeste do Brasil, América Central e Leste da África, as produções impactadas em menor percentual serão, respectivamente, 

Roberta, professora de Geografia, planejou uma aula sobre impactos ambientais. Ao realizar uma pesquisa sobre a temática, encontrou algumas informações e copiou, no quadro, quatro das atividades humanas intensificadoras de um determinado problema ambiental, explicitadas abaixo. 


Imagem associada para resolução da questão



Disponível em: https ://www.iberdrola.com/sus tentabilidade/. Acesso em: 16 nov. 2024. [Adaptado]

As atividades apresentadas pela professora Roberta se referem à

O álcool é uma fonte energética que apresenta vantagens em relação aos combustíveis fósseis, a ponto de, em 1975, o Estado brasileiro ter lançado o Programa Nacional do Álcool (Proálcool). Não obstante, a produção do etanol também pode ocasionar problemas socioambientais. Avalie as afirmações abaixo acerca das vantagens e dos impactos socioambientais do uso do álcool como fonte energética.

I O álcool é um recurso renovável e, quando transformado em combustível, polui menos a atmosfera do que os combustíveis fósseis.
II O álcool é um recurso finito e, quando transformado em combustível, polui menos a atmosfera do que os biocombustíveis.
III A produção do etanol pode gerar o desmatamento da vegetação nativa e a exploração do trabalho, configurando-se, assim, como uma atividade problemática, do ponto de vista socioambiental.
IV A produção do etanol pode gerar a substituição de áreas de lavoura por áreas somente dedicadas à plantação de cana-de-açúcar, sem causar problemas relacionados ao trabalho.

Das afirmações, estão corretas 

As questões energética e ambiental devem ser consideradas conjuntamente, para que a ampliação da oferta de energia não comprometa a conservação da natureza. Avalie as afirmações abaixo acerca das fontes de energia e dos impactos ambientais.

I A fonte hidrelétrica causa impactos ambientais na construção das usinas, em decorrência da inundação de áreas de vegetação nativa ou de terras agricultáveis e do desalojamento de habitantes.
II A fonte do petróleo é poluente e finita, contaminando a costa quando a extração ocorre no mar e há vazamento em petroleiros ou em oleodutos.
III A fonte do gás natural é limpa, pois, por ser renovável e alternativa, evita a liberação de substâncias tóxicas à natureza.
IV A fonte eólica é limpa, por ser renovável e alternativa, com baixo custo operacional e sem impactos para a fauna e a flora.

Das afirmações, estão corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis