Questões sobre Recursos Hídricos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Recursos Hídricos

No estado de São Paulo, de maneira geral, o período de inverno é tido como um período seco. Considere dois balanços hídricos seqüenciais (Balanço A com armazenamento máximo de 300mm e Balanço B armazenamento máximo de 50 mm) gerados para a mesma localidade em um ano médio e que no mês de abril apresentavam deficiência hídrica igual a zero. Em qual dos dois balanços espera-se o aparecimento de uma deficiência hídrica mais cedo?

Sobre a hidrografia brasileira, analise as proposições abaixo.

I. O regime dos rios nordestinos é influenciado pelas chuvas, pela natureza impermeável do subsolo cristalino e pela cobertura vegetal.

II. Alguns rios da região Sudeste se destacam por estarem próximos à escarpa da Serra do Mar, sendo transportados para obtenção de energia elétrica.

III. Entre os rios que formam a bacia Platina, o Uruguai é o maior em extensão e potencialidade para aproveitamento hidrelétrico.

IV. A bacia do Paraguai é de planície, sendo utilizada, principalmente, para o aproveitamento hidrelétrico em territórios brasileiro e paraguaio.

Estão corretas

#Questão 506180 - Geografia, Recursos Hídricos, FCC, 2006, SEFAZ/SP, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE (Prova 1

Considere o mapa e a figura a seguir.

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, a paisagem à bacia hidrográfica indicada no mapa.

Os rios e riachos que se deslocam sobre a superfície terrestre agrupam-se e formam os padrões de drenagem. Apresentam-se, a seguir, dois tipos de padrões de drenagem, nas figuras A e B.

 

Analise as situações abaixo sobre a questão da água e sua disponibilidade no mundo.

 I. A irrigação agrícola descontrolada e o aumento da população, da indústria e do consumo urbano fazem com que, em muitos países, os lençóis subterrâneos diminuam em até 1 metro ao ano, reduzindo, assim, a oferta de água.

II. O principal problema não é a escassez de água e, sim, a falta de água potável (falta de saneamento) e a utilização das águas para a irrigação (dois terços do consumo global).

III. As soluções técnicas que viabilizam uma melhor utilização da água, como barragens, dessalinização, captação e transposição de bacias, têm alto custo econômico e baixo custo ambiental, situação esta relativizada pelos benefícios alcançados.

IV. Tem-se tornado foco de interesses internacionais e de conflitos, a exemplo das disputas e tensões verificadas nas bacias do Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão, situados na Ásia e na região do Oriente Médio.

V. O risco de contaminação das águas subterrâneas, principalmente naqueles lençóis muito profundos e nos superficiais, costuma ser quase inexistente, embora nos perímetros urbanos, possa-se detectar um processo de contaminação natural.

Estão incorretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis