Questões sobre Globalização

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Globalização

#Questão 1015585 - Geografia, Globalização, IDECAN, 2022, PC-BA, Perito Médico Legista de Polícia Civil

O mundo globalizado que vivemos tem interferido diretamente em nossas vidas, mesmo que não percebamos, diversas mudanças acontecem. Diante do conforto e facilidades que desfrutamos, que são provocados pela globalização, fica claro que esse processo é irreversível, uma vez que o homem não vai regredir. Mas, o modelo de globalização que vigora tem desencadeado resultados trágicos à maioria da população mundial. Uma das principais consequências desse processo são as desigualdades entre os países, visto que as diferenças vêm crescendo de forma significativa. Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas. Com base no processo de globalização, julgue os itens a seguir como verdadeiro ou falso.
I. É importante para a globalização redes de transporte eficientes.
II. No processo de globalização foi fundamental o protecionismo econômico empregado pelos países desenvolvidos.
III. Com a globalização barreiras econômicas e imigratórias são quebradas.
IV. Empresas ligadas à exploração de madeiras tiveram papel fundamental durante o processo de globalização.
Com base nos itens apresentados, são verdadeiros: 

#Questão 1015885 - Geografia, Globalização, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Geografia

A riqueza comum criada pelo trabalho social aparece em uma variedade infinita de valores de uso, desde facas e garfos até desmatamentos, cidades inteiras, o avião em que viajamos, os carros que dirigimos, a comida que ingerimos, as casas em que vivemos e as roupas que usamos. A apropriação e a acumulação privada dessa riqueza comum e o trabalho social nela cristalizado ocorrem de duas maneiras muito diferentes.

Em primeiro lugar, há uma vasta gama do que poderíamos chamar hoje de atividades ilegais [...]. Em segundo lugar, as pessoas acumulam riqueza por meio de trocas legalmente sancionadas, sob condições não coercitivas de comércio e em mercados de funcionamento livre. Teóricos [...] constroem seus modelos de circulação e acumulação do capital baseados no pressuposto de que apenas o segundo tipo de apropriação privada e acúmulo de riqueza social é legítimo e relevante. (HARVEY, 2016, p. 59)

HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.


Sobre as imbricações territoriais do legal-ilegal, é correto afirmar que

O polonês Zigmunt Bauman, em sua obra intitulada “Globalização, as consequências humanas”, faz observações contundentes acerca do processo de globalização no mundo contemporâneo, assinalando as transformações históricas e sociais ocasionadas a partir deste fenômeno.
Trocando em miúdos: em vez de homogeneizar a condição humana, a anulação tecnológica das distâncias temporais/espaciais tende a polarizá-la. Ela emancipa certos seres humanos das restrições territoriais e torna extraterritoriais certos significados geradores de comunidade — ao mesmo tempo que desnuda o território, no qual outras pessoas continuam sendo confinadas, do seu significado e da sua capacidade de doar identidade. Para algumas pessoas ela augura uma liberdade sem precedentes face aos obstáculos físicos e uma capacidade inaudita de se mover e agir a distância. Para outras, pressagia a impossibilidade de domesticar e se apropriar da localidade da qual têm pouca chance de se libertar para mudar-se para outro lugar.
BAUMAN, Zygmunt. “Globalização, as consequências humanas”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.p. 25.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Segundo Bauman, a Globalização é um processo histórico, socioeconômico e político que tanto divide quanto une, ou seja, tem seus pontos positivos e negativos.
2. Como pontos positivos temos maior acesso à informação e possibilidades de comunicação, como nunca vistos anteriormente na história; além da proliferação dos avanços da medicina para os incluídos.
3. Entre os pontos negativos está o fenômeno da polarização que a pirâmide econômica mundial sofre atualmente, onde os países e empresas ricas ficam mais ricos e os países e empresas pobres ficam mais pobres.
4. A globalização é benéfica para os globalizadores (pessoas, empresas e países ricos) e maléfica para os globalizados (pessoas pobres, empresas e países menos desenvolvidos).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

#Questão 1015891 - Geografia, Globalização, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Geografia

Porto-Gonçalves (2011) oferece uma análise de viés ambiental do processo de globalização, sugerindo a existência de quatro etapas desse processo:
1. O colonialismo e a implantação da moderno-colonialidade (do século XV-XVI ao século XVIII... até hoje);
2. O capitalismo fossilista e o imperialismo (do século XVIII ao início do século XX... até hoje);
3. O capitalismo de Estado fossilista fordista (de 1930 aos anos de 1960-70... até hoje);
4. A globalização neoliberal ou período técnico-científico-informacional (dos anos de 1960 até hoje).
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011

Tendo em vista a análise do autor e sua periodização, é correto afirmar que, no período da globalização neoliberal,   

#Questão 1015882 - Geografia, Globalização, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Geografia

A pandemia, na qual estamos imersos, tem nos ensinado, de forma bastante dura, os efeitos não só do vírus, mas também do modelo de sociedade em que estamos inseridos. Nas palavras de Boaventura de Souza Santos (apud CASTRO, 2020), é “a cruel pedagogia do vírus”. Um exame rápido da propagação da covid-19 nos mostra que, apesar de atingir todo o planeta, suas implicações socioespaciais são diferenciadas, tanto em termos de capacidade de respostas para prevenção e tratamento quanto em termos dos seus efeitos relacionados com raça, gênero e classe social. Se, por um lado, o isolamento social é fundamental para evitar a contaminação das pessoas e a propagação de um vírus respiratório, por outro, a quarentena é irreal para trabalhadores precários, moradores das periferias e favelas, população em situação de rua, entre outros grupos sociais cotidianamente excluídos. Dessa forma, o vírus reforça as injustiças socioespaciais em diferentes escalas.


CASTRO, D. Apresentação. Revista Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro,

v. 7, n. 13, p. 3-4, 2020. [Dossiê Geografia e Educação no Contexto da Pandemia].



Observe as charges a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão

Figura 1. Disponível em: https://www.anped.org.br. Figura 2: Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br. Acesso em: 19 set. 2022. 


Ao correlacionar o texto e as charges, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis