Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas e assinale a opção correspondente.

( ) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é constituído pelos seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.

( ) O Mercosul tem como objetivo a eliminação das tarifas e das restrições não-tarifárias ao comércio entre os países-membros. São chamadas restrições nãotarifárias as disposições legais distintas do imposto de importação que têm por objetivo central limitar a importação de mercadorias por determinado país (quotas ou anuências prévias para importação, por exemplo).

( ) O Mercosul tem como objetivo buscar estabelecer uma tarifa externa comum que é, na realidade, um conjunto de tarifas que incidem sobre as importações realizadas pelos países-membros do bloco. Assim, não apenas o comércio intrazona é regulado, mas também a relação comercial com os demais países.

( ) A ALCA é composta por todos os países das Américas.

Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. O conceito de "integração econômica" é recente, passando a ser utilizado em seu sentido atual após a Segunda Guerra Mundial sendo um fenômeno comum no mundo deste final de século.

II. Os processos de integração econômica são conjuntos de medidas de caráter econômico e comercial que têm por objetivo promover a aproximação e, eventualmente, a união entre as economias de dois ou mais países.

III. Os modelos de integração baseiam-se, fundamentalmente, na vontade dos Estados de obter, através de sua adoção, vantagens econômicas que se definirão, entre outros aspectos, em termos de: (1) aumento geral da produção, através de um melhor aproveitamento de economias de escala; (2) aumento da produtividade, através da exploração de vantagens comparativas entre sócios de um mesmo bloco econômico, e; (3) estímulo à eficiência, através do aumento da concorrência interna.

IV. Quase todas as grandes economias mundiais encontram- se, de alguma forma, envolvidas em processos de integração econômica, por exemplo: NAFTA (North American Free Trade Agreement), União Européia, Pacto Andino e MERCOSUL.

Assinale a opção correta, a respeito das afirmativas abaixo:

I. A reforma agrária é um termo utilizado para descrever uma série de ações que têm como base à reordenação fundiária como mecanismo de acesso à terra e aos meios de produção agrícola aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra.

II. No começo dos anos 60, nasceram as primeiras CEB's (Comunidades Eclesiais de Base) expandindo- se em todo o país nos anos 70. O campo e a cidade foram importantes lugares sociais, onde os trabalhadores encontraram condições para se organizar. Em 1975, a Igreja Católica criou a CPT (Comissão Pastoral da Terra).

III. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) surge no começo da década de 80 (constituído formalmente em 1984), em decorrência da baixa eficiência na alteração da estrutura fundiária brasileira e do agravamento dos problemas sociais do meio rural.

Assinale a opção correta, a respeito das afirmativas abaixo:

A União Democrática Ruralista (UDR) é um movimento organizado pelo setor latifundiário, que foi criado para manter a estrutura concentrada da terra.

O crescimento demográfico e a industrialização impuseram algumas modificações na estrutura fundiária em meados do século XX. Ao mesmo tempo, as grandes plantações foram substituindo as famílias de moradores e colonos, provocando grande aumento no contingente de trabalhadores sem terra que vive de precários arrendamentos do trabalho volante e da busca de novas terras de posse.

O Estatuto da Terra facultaria a União à desapropriação de terras por interesse social, permitindo que essas fossem pagas em títulos da dívida agrária.

Avalie os tópicos abaixo e assinale a opção correta.

I. A segregação é dinâmica, envolvendo espaço e tempo, e este processo de fazer e refazer pode ser mais rápido ou mais lento, de modo que, um padrão espacial, pode permanecer por um longo período de tempo ou mudar rapidamente.

II. A segregação residencial é um processo que origina a tendência a uma organização espacial em áreas de forte homogeneidade social interna e de forte disparidade entre elas.

III. As áreas residenciais fornecem meios distintos para a interação social, a partir da qual os indivíduos derivam seus valores, expectativas, hábitos de consumo, capacidade de se fazer valer e estado de consciência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis