Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta...

Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. O conceito de "integração econômica" é recente, passando a ser utilizado em seu sentido atual após a Segunda Guerra Mundial sendo um fenômeno comum no mundo deste final de século.

II. Os processos de integração econômica são conjuntos de medidas de caráter econômico e comercial que têm por objetivo promover a aproximação e, eventualmente, a união entre as economias de dois ou mais países.

III. Os modelos de integração baseiam-se, fundamentalmente, na vontade dos Estados de obter, através de sua adoção, vantagens econômicas que se definirão, entre outros aspectos, em termos de: (1) aumento geral da produção, através de um melhor aproveitamento de economias de escala; (2) aumento da produtividade, através da exploração de vantagens comparativas entre sócios de um mesmo bloco econômico, e; (3) estímulo à eficiência, através do aumento da concorrência interna.

IV. Quase todas as grandes economias mundiais encontram- se, de alguma forma, envolvidas em processos de integração econômica, por exemplo: NAFTA (North American Free Trade Agreement), União Européia, Pacto Andino e MERCOSUL.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis