Questões sobre Geopolítica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geopolítica

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a diversidade dos temas nele tratados, julgue os itens a seguir.

O chamado conflito Norte/Sul retrata uma situação de antagonismo em função de diferenças étnicas entre países dos hemisférios Norte e Sul.

A nova ordem mundial após a Guerra Fria colocou na pauta mundial problemas característicos de um processo de globalização que reduziu os poderes do Estado-Nação, ampliando os poderes das organizações internacionais e redimensionando as antigas noções de defesa das fronteiras nacionais. O poderio militar, econômico e as revoluções técnicocientíficas geraram formas de conflito distintas. Entretanto, muitas das motivações originárias desses conflitos entre os povos mantêm-se fiéis aos velhos problemas: disputas territoriais, questões étnicas e religiosas. Um fator marcante nesse cenário mundial contemporâneo são as diásporas que provocaram a formação de grandes campos de refugiados considerados legalmente como apátridas. De acordo com esse contexto, assinale a opção correta.

A China é o mais recente país a sair da economia planificada e a entrar na economia de mercado. Em 1960, a China rompeu com a ex-União Soviética e houve diminuição no seu interesse pela industrialização, passou anos priorizando a agricultura a partir do que era denominado indústrias leves e de pequeno porte, situadas nas áreas rurais. A partir da década de 70 do século passado, voltou a enfatizar o desenvolvimento industrial e a investir em indústrias de grande porte quando também passou a abrir para o mercado internacional. Acerca dessa abertura econômica da China, assinale a opção correta.

A partir do mapa apresentado, assinale a opção correta com referência à geografia da América do Sul.

A América do Sul, região na qual o Brasil se vincula ao meio internacional por sua geografia e história, é objeto de grande debate no país. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

Dotada de países com baixa capacidade de interferir na construção de normas internacionais, uma saída plausível para a América do Sul participar das coisas do mundo é o programa de integração regional.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis