Questões sobre Energia e Industria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Energia e Industria

Uma cidade global é um grande centro bancário, comercial, político, financeiro e industrial. O termo “cidade global” foi cunhado pela socióloga Saskia Sassen em um seminário em 1991. A noção de cidade global vê uma cidade como um contêiner onde habilidades e recursos estão concentrados. Quanto mais uma cidade é capaz de concentrar habilidades e recursos, mais bem sucedida e poderosa se torna. Elas são sede de poder e por meio delas a economia global é administrada, coordenada e planejada. Assim, formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo. Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:

Considerando os gráficos acima, julgue os itens de 110 a 114, relativos à produção de energia e mudanças no clima.

As atividades relacionadas ao desmatamento são as principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil.

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Uma das razões para que a industrialização brasileira acontecesse tardiamente encontra-se na modesta taxa de crescimento da população até os anos 90 do século passado, fato que se reverteu apenas nas duas últimas décadas.

Leia o trecho da reportagem abaixo: A Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) divulgou em março de 2010 um estudo inédito que mensurou o Custo Brasil para produtos agrícolas. Oito itens foram considerados e ficou constatado que o Custo Brasil encarece em média 36,27% o preço do produto brasileiro em relação aos fabricados na Alemanha e nos Estados Unidos. (Jornal O Estado de São Paulo (08 de março de 2010. Caderno de Economia. p.5).

Analise os itens abaixo:

I Investimentos em energia e em transportes de carga e de passageiros.

II Manutenção de taxas de juros reais elevadas e alto déficit público.

III Reduzida burocracia para abertura de uma empresa e em relação às exportações.

IV Elevada carga tributária e legislação fiscal complexa e ineficiente.

V Altos custos trabalhistas e déficit da previdência social.

Os itens acima que mostram exemplos de situações que contribuem para gerar o Custo Brasil, são os identificados pelos números

Sobre o atual perfil da evolução industrial e sua distribuição espacial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A industrialização brasileira, ocorrida logo após os anos 50 e mais fortemente no período do “milagre”, deu-se em função da entrada de muito capital e de tecnologia provenientes das grandes empresas multinacionais.

( ) Analisando numa perspectiva regional a evolução da economia brasileira, os anos 70 e 80 foram marcados por um processo de descentralização espacial da industrialização.

( ) A ação do Estado não teve significativa importância para que o atual fenômeno de descentralização ocorresse.

( ) A industrialização alcançada pelo país, colocando-o como exportador de produtos manufaturados, não resolveu os desequilíbrios das estruturas regionais.

 A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis