Questões de Fonoaudiologia da REDE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da REDE

Com relação à avaliação clínica da deglutição em casos de disfagia orofaríngea (DO), avalie as afirmativas a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) Um dos grandes desafios diante do paciente com suspeita de DO é definir a causa de alteração.
( ) Sabendo-se que há um consenso na literatura sobre qual seria o melhor protocolo de avaliação clínica da deglutição, a literatura concorda que alguns pontos devem ser seguidos.
( ) É importante ressaltar que tanto o rastreio quanto a avaliação clínica da deglutição precisam ser baseados em evidência e factíveis de serem administrados.

As afirmativas são, respectivamente,

A deglutição é definida como um processo sinérgico composto por fases intrinsecamente relacionadas sequenciais e harmônicas divididas em fase antecipatória, fase oral, fase faríngea e fase esofágica.

A fase faríngea se caracteriza

Analise o caso a seguir.

Homem, 60 anos, refere fraqueza muscular progressiva, fasciculações, cãibras musculares e lentidão dos movimentos com rigidez muscular. A fraqueza era focal, mas atualmente percebe-se em várias partes do corpo. Está preocupado, pois percebe que vem piorando com o passar do tempo.

Esse quadro clínico é indicativo de

As disfonias neurológicas são distúrbios vocais causados por lesões ou alterações no sistema nervoso, central ou periférico, que afetam a comunicação oral do paciente. Relacione cada tipo de disfonia a seguir a sua respectiva descrição.

1. Disfonia Flácida
2. Disfonia Atáxica
3. Disfonia Hipocinética
4. Distonia laríngea

( ) Comprometimento do circuito de controle dos gânglios da base.
( ) Um distúrbio vocal raro tarefa-dependente que afeta a produção vocal.
( ) O cerebelo coordena a musculatura e regula movimentos finos.
( ) Comprometimento do neurônio motor inferior (NMI) ou da junção neuromuscular, podendo causar disfonia e disfagia.

A relação correta, na ordem apresentada, é

Leia o fragmento a seguir.

Desordem da articulação, causada por uma lesão cerebral, que resulta da perda da capacidade de organizar o posicionamento da musculatura da fala e de sequenciar os movimentos na produção espontânea de fonemas ou de uma sequência de fonemas, porém esta dificuldade não é acompanhada por fraqueza ou lentidão significantes ou incoordenação destes músculos nos movimentos reflexos ou automáticos.

O texto descreve a alteração denominada

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis