Questões de Fonoaudiologia da REDE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da REDE

Em relação à alfabetização e ao letramento, analise as afirmativas a seguir:

I. A alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento.
II. A distinção torna-se conveniente, embora também seja imperativamente conveniente que, ainda que distintos, os dois processos sejam reconhecidos como dissociáveis e independentes um do outro.
III. É necessário reconhecer que a alfabetização – entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.

Está correto o que se afirma em

A criação da escrita pode ser vista como o marco mais significativo da transição do homem primitivo para o civilizado, foi criada em resposta ao anseio de registrar a fala.

Em relação à oralidade e à escrita, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.

( ) Todos os povos desenvolveram a comunicação oral, porém nem todos desenvolveram a escrita.
( ) O objetivo da escrita não é simplesmente o registro da fala, mas transmitir mensagens por meio de um sistema convencional que representa conteúdos linguísticos, pressupondo uma análise da linguagem.
( ) Os sistemas de escrita baseiam-se na linguagem oral, fato que tem importantes implicações em como a escrita e a ortografia funcionam.

As afirmativas são, respectivamente,

Considerando os mecanismos pelos quais, na relação com o outro, as experiências de aprendizagem criam o desenvolvimento, Vigotski pleiteou que a distância entre o nível de desenvolvimento real, que é determinado por problemas que o indivíduo soluciona independentemente, sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, que é determinado por meio da solução de problemas em atividades interpessoais, conceitua

A avaliação usada com o objetivo de auxiliar a compreender como a mente humana funciona, ao estudar indivíduos com lesões ou disfunções cerebrais, contribuindo tanto para o desenvolvimento teórico quanto para o delineamento de procedimentos de reabilitação é a avaliação

O processo diagnóstico fonoaudiológico, em genética, independentemente da queixa apresentada pela família, deve incluir a investigação da história clínica e um plano de avaliação que contemple os diferentes sistemas envolvidos na comunicação e nas funções orais.

Relacione as etapas do processo diagnóstico fonoaudiológico elencadas a seguir a suas respectivas características:

1. História clínica
2. Dados antropométricos
3. Perfil comportamental cognitivo
4. Avaliação fonoaudiológica

( ) O exame físico geral do paciente deve ser realizado pelo geneticista e complementado pelo fonoaudiólogo.
( ) Um dos itens mais importantes no processo diagnóstico fonoaudiológico de neurodesenvolvimento é a história familiar.
( ) Esse processo pode ser realizado de duas formas distintas e/ou complementares: informal e formal.
( ) Determina o conjunto de manifestações identificadas neste âmbito que viabiliza delinear o fenótipo comportamental e de linguagem característico de uma síndrome genética.

A relação correta, na ordem apresentada, é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis