Questões de Fonoaudiologia da FUNRIO

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FUNRIO

Em relação ao desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. O estágio de adivinhação linguística caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, a criança é capaz de reconhecer um pequeno grupo de palavras como se fossem desenhos.

II. No estágio logográfico há o desenvolvimento do léxico logográfico, com acesso direto da palavra escrita à memória semântica.

III. No estágio alfabético, a criança inicia o processo de associação fonema-grafema, podendo decodificar palavras novas e escrever algumas palavras simples.

Assinale:

O processo de aquisição de linguagem que inclui diversas categorias, envolvendo aspectos funcionais da comunicação, atos de fala, trocas de turno e funções comunicativas denomina-se:

Um homem de 56 anos acorda referindo que perdeu a audição do lado direito. Nunca teve nenhum problema auditivo, nega dor e infecção, de repente acorda surdo, com zumbido e tontura. Trata-se de uma surdez súbita unilateral. Os possíveis resultados da audiometria tonal limiar, da imitanciometria e do Weber audiométrico são respectivamente:

Uma criança de 10 anos sem alteração de inteligência com baixo desempenho escolar, apresenta as seguintes manifestações: dificuldades em decodificar palavras isoladas; déficit no componente fonológico que se apresentam de maneira inesperada em relação à idade e às outras habilidades cognitivas e acadêmicas. Trata-se de um caso de:

A linguagem é um tema central da fonoaudiologia, muitas vezes ela está na origem e na solução de muitos problemas. Nesse sentido, é importante conhecer as teorias de linguagem. Relacione as teorias de linguagem às suas características.

1 – Teoria Inatista - Chomsky

2 – Teoria Construtivista - Piaget

3 – Teoria Sociointeracionista - Vygotsky

Trata da linguagem como um conhecimento, e, assim, sua aquisição (e seu desenvolvimento) não é nada mais que a atualização de um saber prévio, biologicamente determinado.

Nessa proposta, a mente deverá ser um produto futuro, fruto da atividade de um corpo que se constitui numa circunstância de natureza social, num processo histórico, uma vez que aborda um movimento denominado “formação social”.

Segundo o autor dessa teoria, “os fatores sociais nada explicam, por si só, se bem que sua intervenção seja necessária para o desabrochar da razão”.

Essas características referem-se respectivamente às teorias:

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