Questões de Fonoaudiologia da FUNRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FUNRIO

Souza (1998) classifica a Paralisia Facial (PC) de acordo com as alterações motoras apresentadas pelo sujeito. Relacione os tipos de PC às suas características.

1 – Espástica

2 – Extrapiramidal

3 – Atáxica

Apresenta incoordenação motora de origem cerebelar e é um quadro raro em PC.

Apresenta lesão nos núcleos da base, o que é evidenciado pela presença de movimentos involuntários.

Apresenta tônus muscular aumentado, o aparecimento de deformidades é frequente e é o quadro mais comum em PC.

Essas características referem-se respectivamente a:

Uma mulher de 35 anos apresenta queixa de dificuldade de ouvir. Realizou a audiometria tonal liminar que apresentou resultado indicando perda auditiva condutiva em grau moderado bilateralmente. A mulher apresenta história familiar de perda auditiva e sua queixa apareceu após o nascimento de sua filha. Diante desse caso, a hipótese etiológica e o resultado esperado da imitanciometria são:

A eficácia do diagnóstico da perda auditiva infantil depende da competência da equipe multiprofissional, do uso de protocolos e procedimentos adequados para cada criança, respeitando o nível de linguagem e de comportamento de cada uma. Relacione os procedimentos abaixo indicados às características descritas em seguida:

1- Audiometria de respostas comportamentais

2- Audiometria de reforço visual

3- Audiometria lúdica

A grande importância desse procedimento é a possibilidade de observar o desenvolvimento da função auditiva que demonstra a maturação das vias auditivas.

É um procedimento possível de ser aplicado em crianças a partir de dois anos de idade, por meio de condicionamento com brinquedo de encaixe.

Permite, a partir do quinto ao sexto meses de vida, estabelecer os limiares tonais utilizando um procedimento psicoacústico padrão de variação descendente de intensidade.

Essas descrições referem-se respectivamente aos procedimentos:

A Triagem auditiva neonatal universal (TANU) é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010. É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva. Em relação à triagem auditiva neonatal, analise as afirmativas a seguir:

I. O procedimento de triagem deve ser aceitável, confiável, seguro, válido e eficaz.

II. Recomenda-se usar métodos eletrofisiológicos, tais como Emissões Otoacústicas Evocadas por Transientes (EOAET) e Pontencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).

III. Deve ser realizada na Alta Hospitalar, para identificar a perda auditiva antes de completar um ano de idade para iniciar a intervenção clínico educacional até os dois anos de idade.

Assinale:

Analise as afirmativas:

I-Uma das condições necessárias para registro do reflexo acústico é a preservação da orelha interna

II- Deslocamento do pico de máxima complacência (posição de relaxamento) para pressões negativas, em torno de 150daPa sugere presença de líquido em Orelha Média.

III-Reflexo acústico presente em perdas auditivas neurossensoriais podem sugerir problemas cocleares.

IV-Disjunção da cadeia ossicular promove alta mobilidade do sistema tímpano-ossicular.

Estão corretas apenas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis