Questões sobre Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde Coletiva

#Questão 1018292 - Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

A Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso ? Método Canguru (MC) é uma política pública implantada no Brasil, desde 2002.

Sobre o Método Canguru, é CORRETO afirmar que

#Questão 1018295 - Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

As alternativas abaixo se referem ao Projeto Terapêutico Singular (PTS), ferramenta tecnológica utilizada nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Sobre essa ferramenta e seus eixos principais, analise as seguintes afirmativas:
I. O PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário, e geralmente é dedicado a situações mais complexas.
II. A construção do PTS pode ser sistematizada em dois momentos: (1) Diagnóstico e análise; (2) Definição de ações e metas.
III. No PTS, a identificação das necessidades de saúde, a discussão do diagnóstico e a definição do cuidado são compartilhadas, o que leva ao aumento da eficácia dos tratamentos, pois a ampliação da comunicação traz o fortalecimento dos vínculos e o aumento do grau de corresponsabilizac?a?o.
IV. No PTS, todos os profissionais envolvidos têm papel semelhante, na condução do caso, que é gerido de forma colegiada.

Assinale a alternativa CORRETA

#Questão 1018441 - Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Fonoaudiólogo

Um paciente, 75 anos de idade, foi diagnosticado com Demência de Alzheimer em fase inicial. Assinale as possibilidades de intervenção fonoaudiológica para o caso e assinale a alternativa correta. 

I. Orientar a família visando melhorar a qualidade de vida do paciente.
II. Trabalhar habilidades preservadas envolvendo os aspectos pragmáticos e semânticos.
III. Usar gestos e Comunicação Alternativa, já que o paciente não consegue falar palavras.
IV. Treinar a compreensão oral em ambientes ruidosos e com complexidade sintática.
V. Falar pausadamente, simplificando a estrutura das frases e acentuando a prosódia.  

#Questão 1018435 - Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Fonoaudiólogo

Mateus é uma criança que apresenta uma perda auditiva simétrica sensorioneural de grau profundo. Ele tem seis anos e é filho de pais ouvintes que moram numa fazenda, em uma cidade do interior, longe da capital. Com pouco acesso aos serviços de saúde, seu diagnóstico foi tardio e a criança apenas comunica-se por gestos caseiros. Atualmente a criança estuda na escola do vilarejo onde mora, mas tem muitas dificuldades de interação e de aprendizagem. A equipe de saúde da família encaminhou a criança para o atendimento com a fonoaudióloga da unidade básica de saúde. Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo a respeito da conduta terapêutica mais adequada para o caso, a partir de uma perspectiva bilíngue, e assinale a alternativa correta.

I. Encaminhar a criança para a aprendizagem de Libras com um instrutor surdo e, paralelamente a isso, iniciar o atendimento fonoaudiológico na abordagem bilíngue, orientando os pais sobre a importância da língua de sinais.
II. Encaminhar a criança para a protetização visando desenvolver as habilidades auditivas para que a fala possa ser desenvolvida como segunda língua, considerando a mediação da língua de sinais como primeira língua.
III. Encaminhar a criança para a protetização visando desenvolver as habilidades auditivas para que a fala possa ser desenvolvida como primeira língua, considerando a mediação da língua de sinais como segunda língua.
IV. Encaminhar a criança para a protetização visando desenvolver as habilidades auditivas e a fala, orientando os pais que utilizem apenas a oralidade, pois a língua de sinais pode prejudicar o desenvolvimento linguístico oral.
V. Orientar os pais que aprendam língua de sinais e entrar em contato com a escola para que a equipe pedagógica propicie intérprete, instrutor surdo e educador especial visando o aprimoramento linguístico da criança.

O reconhecimento dos determinantes sociais no processo saúde-doença pela epidemiologia social confere-lhe o status de uma teoria que facilita o entendimento dos sistemas que formam as necessidades dos sujeitos sociais, reorientando os mecanismos para a análise epidemiológica, a indicação dos diagnósticos e a definição das intervenções preventivas e terapêuticas. Isso potencializa a melhora da prática fonoaudiológica em saúde, em cumprir o papel de cuidar das pessoas de forma eficaz, evidenciando: _______________.
Marque a frase que completa corretamente o enunciado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis