Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

#Questão 1017612 - Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

A fissura labiopalatina é uma abertura na região do lábio e/ou palato. Essa abertura resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato antes de nascer, estruturas que são formadas durante os três primeiros meses de gestação. Em cada 700 crianças nascidas no Brasil, uma tem fissura labiopalatal. Suas causas podem ser por uso de álcool, drogas ou cigarros, realização de raios X na região abdominal, ingestão de medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticoide, durante o primeiro trimestre gestacional, deficiência nutricional, além da hereditariedade.
Segundo a classificação de fissura labiopalatina proposta por Spina (1972), analise as afirmativas.

I- A fissura pré-forame unilateral direita ou esquerda ou bilateral é chamada de completa quando afeta lábio superior e alvéolo, e de incompleta quando afeta somente lábio.
II- A fissura pós-forame é chamada de completa quando afeta palato duro e mole, e de incompleta quando afeta somente palato mole.
III- A fissura transforame unilateral direita ou esquerda ou bilateral é aquela que afeta lábio e palato.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1017613 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão cerebral, que afeta algumas ou todas as modalidades de linguagem: expressão e compreensão da fala, leitura e escrita. Aproximadamente, um terço das pessoas que sofrem acidente vascular cerebral apresenta afasia. A classificação clínica das afasias baseia-se nos desempenhos do paciente quanto às habilidades linguísticas. Qual afirmativa descreve a afasia de Broca?

#Questão 1017614 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

A disartria é uma perturbação da fala que ocorre em consequência do surgimento de alterações neurológicas. Essa patologia é caracterizada pela existência de descoordenação entre os processos de articulação, vozeamento, respiração, ressonância e entoação. A pessoa com disartria demonstra dificuldade na movimentação da língua e músculos da face, o que dificulta a articulação e a pronúncia das palavras, uma vez que os músculos da boca, língua e laringe sofreram alterações. Sobre os tipos de disartria, analise as afirmativas.

I. Disartria espástica: caracterizada por afetar em grande parte a respiração e a fonação, o que leva à produção da fala com distorção das vogais e consoantes imprecisas, lentidão na fala, produção de frases curtas com interrupções tonais. Pode ser acompanhada de movimentos e reflexos anormais de espasticidade nos músculos da face.
II. Disartria flácida: é caracterizada pela existência de uma voz rouca e pouco intensa, nasalada, com pouca força e articulação distorcida das consoantes.
III. Disartria atáxica: sendo derivada de lesões no cerebelo, é caracterizada pela produção da fala lenta com voz áspera, monótona e com pouca variação na intensidade. Ocorrem distorções na articulação e alterações na entoação dos acentos em determinadas sílabas. Em alguns casos pode ocorrer tremor nos lábios e língua.
IV. Disartria hipocinética: caracterizada por movimentos lentos, limitados e repetitivos nos músculos que implicam a fala. É, por isso, apresentada uma voz rouca e tremida, e a articulação é imprecisa. As frases produzidas tendem a ser curtas.

Estão corretas as afirmativas 

#Questão 1017615 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

O distúrbio fonológico é um problema de linguagem, manifestado pelo uso inadequado, observado na fala, das regras fonológicas características do sistema usado pelos falantes adultos da língua. Assinale a alternativa que NÃO apresenta característica(s) de crianças com distúrbio fonológico.

#Questão 1017616 - Fonoaudiologia, Audiologia, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

O registro das Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) é um método para a detecção de alterações auditivas de origem coclear. Consiste em método objetivo, relativamente simples, rápido, não invasivo, o qual dispensa o uso de eletrodos e que pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando-se sua aplicação em recém-nascidos (Kemp et al., 1990).

Em relação a esse procedimento diagnóstico, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis