Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Os problemas de voz podem ou não estar relacionados ao desconhecimento de aspectos da saúde, higiene vocal e respeito às normas de boa produção de voz, chamadas de intervenções ou terapia indireta. Desta forma, estas informações revestem-se de extrema importância no tratamento dos distúrbios vocais. Além disso, as alterações vocais decorrentes de disfonias orgânicas, que independem do uso da voz, também podem se beneficiar de conhecimentos de cuidados com a voz e orientações.

Tomando por base o texto acima, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A terapia indireta se caracteriza por qualquer intervenção que modifica o comportamento vocal por meio de mudanças cognitivas, comportamentais, psicossociais ou do ambiente físico no qual a voz é produzida.


( ) Higiene vocal é também considerada terapia indireta e aborda tanto aspectos de fala, como fatores não relacionados à fala, dentre eles pigarrear, gritar, chorar, refluxo gastresofágico, alergias, fatores irritantes e desidratação.


( ) Higiene vocal é um termo internacionalmente reconhecido e utilizado para os aspectos de orientações e cuidados com a voz, é um conceito amplo que inclui modificação de hábitos vocais e implementação de princípios para facilitar a melhoria da saúde e do cuidado com a voz.


( ) Orientações em relação à higiene vocal devem ser abordadas apenas com pacientes disfônicos visto que aumenta a chance de reabilitar a disfonia apresentada por eles.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A conjunção de esforços no sentido de aproximar a comunidade escolar do trabalho de promoção e manutenção da saúde da criança vem sendo pauta constante quando do planejamento de ações para promoção da saúde na infância. Na escola, os primeiros sinais de distúrbios de comunicação podem ser observados e apontados pelos educadores. Desta forma, assinale a alternativa correta.

A fala caracteriza-se habitualmente quanto à articulação, ressonância, voz, fluência/ritmo e prosódia. As alterações da linguagem situam-se entre os mais frequentes problemas do desenvolvimento, atingindo 3 a 15% das crianças, e podem ser classificadas em atraso, dissociação e desvio. Em relação as alterações de linguagem, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O atraso na linguagem acontece quando a progressão na linguagem processa-se na sequência correta, mas em ritmo mais lento, sendo o desempenho semelhante ao de uma criança de idade inferior.


( ) A dissociação acontece quando existe uma diferença significativa entre a evolução da linguagem e das outras áreas do desenvolvimento.


( ) O desvio é quando o padrão de desenvolvimento é mais alterado: verifica-se uma aquisição qualitativamente anômala da linguagem. É um achado comum nas perturbações da comunicação do espectro do autismo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

A linguagem é um sistema de regras e princípios que tornam os interlocutores capazes de codificar significados em sons e os ouvintes capazes de decodificá-los em significados. Contudo, a linguagem também é infinitamente criativa, possibilitando ao interlocutor e ao ouvinte a criar, entender e modificar um conjunto infinito de enunciados novos. A linguagem é um instrumento de comunicação e elaboração de pensamento.

A partir da pragmática é possível observar o uso das capacidades linguísticas e não linguísticas com a finalidade de se comunicar, resultado da interação entre processos linguísticos, cognitivos e sensoriais individuais e a sua forma de se relacionar com o próximo, compreendendo os aspectos formais que definem os ajustes e variações realizados em função do contexto de comunicação que, por sua vez, implicam no uso da linguagem em função das características do interlocutor e da situação.


Assinale a alternativa correta sobre o exposto.

Dentro do desenvolvimento infantil, em especial no período pré-escolar é esperado que as crianças desenvolvam e ampliem ainda mais o vocabulário pré-existente. A aquisição do vocabulário se dá por um processo gradual, que depende de aspectos intrínsecos relacionados as habilidades cognitivas e ao neurodesenvolvimento. Além das interferências extrínsecas relativas aos fatores sócio ambientais, associados à estimulação, aspectos familiares, educacionais e fatores socioeconômicos.


Em relação à aquisição de linguagem infantil, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis