Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Quadro clínico que se caracteriza por incapacidade de decodificação fonológica grave, manifestada por desempenho muito ruim na leitura de estímulos não familiares e palavras inventadas ou pseudopalavras (palavras formadas por combinação de sons e letras, mas que não existem no léxico de uma língua).
Essa dificuldade é classificada corretamente como: 

Assinale a opção que indica lesão no sistema nervoso central e/ou no sistema nervoso periférico, refere-se a um grupo de desordens da fala com alterações das funções motoras da respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia.

A respeito dos tipos de avaliações auditivas para diagnóstico precoce, relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta.

( ) imitânciometria.
( ) bera.
( ) avaliação comportamental.
( ) otoemissões acústicas.

I. Investiga a cóclea (orelha interna - onde estão situadas as células auditivas).
II. Investiga as condições da orelha média (onde estão situados os ossículos e a tuba auditiva).
III. Investiga a condição retro-coclear, nervo auditivo e tronco cerebral.
IV. Investiga a reação da criança ao estímulo sonoro.

Disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de linguagem, comunicação oral e escrita. Distúrbio adquirido, decorrente de lesão de áreas de linguagem do sistema nervoso central, denomina-se:

Em relação às afirmativas sobre o tratamento em fissuras labiopalatinas, assinale v para verdadeiro ou f para falso e depois assinale a alternativa correta:

( ) para eliminação das articulações compensatórias, o princípio básico é o aprendizado dos fonemas com o direcionamento do fluxo aéreo expiratório para a cavidade oral.
( ) a intervenção em articulações compensatórias apresenta melhores resultados quando são atendidos pacientes após seus 8 anos de idade; quanto maior a idade maior a facilidade de automatização.
( ) deve ser indicada aos pais e cuidadores a realização da manobra de oclusão das narinas a partir da fase de balbucio dos bebês, para estimular os sensores de pressão intraoral. 
( ) para a correção do distúrbio articulatório compensatório (DAC), deve-se aguardar pela correção cirúrgica da fissura ou da disfunção velofaríngea.
( ) em fonoterapia são utilizadas pistas visuais, auditivas e tátil-sinestésicas para percepção da produção correta do fonema.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis