Questões de Fonoaudiologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2017

O processo de aquisição de linguagem que inclui diversas categorias, envolvendo aspectos funcionais da comunicação, atos de fala, trocas de turno e funções comunicativas denomina-se:

A linguagem é um tema central da fonoaudiologia, muitas vezes ela está na origem e na solução de muitos problemas. Nesse sentido, é importante conhecer as teorias de linguagem. Relacione as teorias de linguagem às suas características.

1 – Teoria Inatista - Chomsky

2 – Teoria Construtivista - Piaget

3 – Teoria Sociointeracionista - Vygotsky

Trata da linguagem como um conhecimento, e, assim, sua aquisição (e seu desenvolvimento) não é nada mais que a atualização de um saber prévio, biologicamente determinado.

Nessa proposta, a mente deverá ser um produto futuro, fruto da atividade de um corpo que se constitui numa circunstância de natureza social, num processo histórico, uma vez que aborda um movimento denominado “formação social”.

Segundo o autor dessa teoria, “os fatores sociais nada explicam, por si só, se bem que sua intervenção seja necessária para o desabrochar da razão”.

Essas características referem-se respectivamente às teorias:

Um homem de 56 anos acorda referindo que perdeu a audição do lado direito. Nunca teve nenhum problema auditivo, nega dor e infecção, de repente acorda surdo, com zumbido e tontura. Trata-se de uma surdez súbita unilateral. Os possíveis resultados da audiometria tonal limiar, da imitanciometria e do Weber audiométrico são respectivamente:

A deficiência mental não é uma enfermidade homogênea, mas sim um complexo de sintomas de múltiplas etiologias (genéticas, ambientais e indeterminadas). Considerando a deficiência mental, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

Os indivíduos que apresentam deficiência mental grave ou patológica necessitam de cuidados especiais, atenção constante e geralmente apresentam déficits secundários e achados neurológicos.

O grupo de indivíduos com deficiência mental leve é mais numeroso, não é habitualmente associado a alterações neurológicas e é clinicamente normal.

A educação especial e as deficiências mental e sensorial vem tendo no decorrer dos anos, a importância que lhes é devida, sendo, a educação especial garantida a todos os indivíduos com essas deficiências.

As afirmativas são respectivamente:

Dunn (1975) afirma que excepcionais são aqueles que diferem acentuadamente da média normal, em características físicas ou psicológicas;que não se ajustam aos programas escolares elaborados para a maioria das crianças, de modo a obter progresso desejável; e que necessitam, por conseguinte, de educação especial, ou, em alguns casos, da colaboração de serviços especiais ou de ambos, para atingir um nível compatível com suas respectivas aptidões. Nessa definição pode-se notar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis