Questões de Fonoaudiologia do ano 2017

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2017

Sobre a pesquisa de reflexos acústicos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Em perdas auditivas cocleares de até 40 dBNA, espera-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.

( ) Em pessoas com perda auditiva condutiva bilateral, espera-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.

( ) Em pacientes com paralisia facial, espera-se que o reflexo acústico esteja ausente na aferência do lado da lesão.

( ) Em pacientes com lesão do VIII par craniano, pode-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.

Com base nos achados da imitanciometria, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de curva demonstrado na figura a seguir.

A Gagueira tem sido amplamente estudada por diferentes áreas do conhecimento dada sua complexidade e possibilidades de interpretação. Teorias, terminologias e conceituações são bastante diversificadas, fundamentando-se em diferentes correntes do pensamento científico e direcionando o olhar dos estudiosos da gagueira para teorias orgânicas, psicológicas e sociais, o que permite uma infinidade de leituras do “mesmo” objeto de estudo. Relacione, as quatro principais abordagens sobre a Gagueira com os seus respectivos autores e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Abordagem Psicolinguística da Fluência.

2. Abordagem Neurolinguística e Motora da Gagueira.

3. Abordagem na Vertente Contextualizada – Análise de Discurso.

4. Abordagem Fenomenológica da Fluência.

( ) Claudia Regina Furquim de Andrade.

( ) Ana Maria Schiefer.

( ) Isis Meira.

( ) Silvia Friedman.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. “________________________ é um distúrbio da fluência em que os segmentos da conversação do falante na sua língua nativa são percebidos como muito rápido, irregular, ou ambos”.

O desenvolvimento das habilidades auditivas ocorre nos primeiros anos de vida e depende da sua interação com o ambiente acústico da criança. Essas habilidades envolvidas na organização das informações auditivas são o Processamento Auditivo Central ou Habilidades Auditivas Perceptuais (PEREIRA, 1993). As habilidades auditivas constituemse em uma hierarquia e, embora sigam uma sequência de desenvolvimento, são, no fundo, indissociáveis entre si. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte habilidade auditiva: “ Capacidade de separar figura do fundo, ou seja, informações (estímulo-alvo) e ruído (estímulo competitivo)”.

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