Questões de Fisioterapia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da Instituto Consulplan

A lombalgia crônica é definida como dor na região lombar que persiste por doze semanas ou mais. É uma preocupação significativa de saúde pública devido ao seu impacto funcional e econômico, afetando a qualidade de vida e a capacidade de trabalho. É comum em ocupações que envolvem fatores de risco ocupacionais específicos, como o estresse no trabalho e a exigência física, que são frequentemente presentes em funções de serviço público. Dentre as intervenções de fisioterapia, alguns tipos de exercícios se destacam em apresentar melhores evidências de efeitos na lombalgia crônica, EXCETO:

Está claro que não se pode concluir que um tratamento para dor é clinicamente significativo com base estritamente na significância estatística. Como tal, o conceito de Diferença Clinicamente Importante (DCI) foi desenvolvido. A DCI foi definida como “a menor mudança ou diferença em uma medida de resultado que é percebida como benéfica e levaria a uma mudança no tratamento do paciente, assumindo a ausência de efeitos colaterais e custos excessivos”. Também foi definida como “a menor diferença que os pacientes percebem como benéfica”. Essas definições são importantes para nortear os tratamentos antálgicos propostos em planos terapêuticos. Para um fisioterapeuta considerar que seu plano de tratamento em um pós-operatório de artroplastia total de quadril está trazendo um benefício clinicamente relevante, espera-se uma redução na reavaliação do nível de dor, pela escala visual analógica de 0 a 10 centímetros de, pelo menos,

A Norma Regulamentadora (NR) 17 versa sobre os aspectos ergonômicos; trata-se de documento essencial para conhecimento e atuação do fisioterapeuta, que determina em seus dispositivos a implementação de medidas preventivas visando evitar lesões associadas ao trabalho. São recomendações ergonômicas presentes na NR17, EXCETO:

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é caracterizada por redução ao fluxo aéreo expiratório, causando dispneia aos esforços e redução na capacidade funcional dos indivíduos. Sobre a atuação da fisioterapia respiratória nas doenças obstrutivas, analise as afirmativas a seguir.

I. A ventilação não invasiva é capaz de reduzir as exacerbações na insuficiência respiratória tipo II, diminuindo o trabalho respiratório e favorecendo a ventilação alveolar com consequente aumento na PaCO2.

II. A fraqueza muscular inspiratória é multifatorial, incluindo o grau de hiperinsuflação com consequente desvantagem biomecânica devido ao aumento da zona de aposição e o uso de corticoides.

III. O treinamento muscular inspiratório pode ser utilizado nos pacientes que apresentam fraqueza muscular inspiratória, caracterizada por redução na Pimáx abaixo de 70% do valor predito.

IV. A auto-PEEP atua como uma sobrecarga para o esforço inspiratório e é descrita como a maior responsável pelo aumento do trabalho ventilatório e a PEEP externa em valores próximos aos da auto-PEEP mensurada (não maior que 85% dela) parece reduzir o trabalho ventilatório sem causar aumento da hiperinsuflação.


Está correto o que se afirma em

#Questão 1129714 - Fisioterapia, Reabilitação, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Fisioterapeuta

A reabilitação tem nas Tecnologias Assistivas (TAs) um importante adjuvante para a valorização, integração, inclusão e promoção dos direitos das pessoas com deficiência. No universo das TAs, as Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) ocupam papel de destaque no âmbito da saúde. Sobre órteses e próteses, analise as afirmativas a seguir.

I. As principais indicações para o uso de órteses plantares são o alívio de zonas de pressão dolorosas, úlceras, calosidades e o suporte dos arcos longitudinal e transversal do pé.

II. As órteses cruropodálicas ou órteses tornozelo-pé têm como finalidades principais prevenir a instalação de deformidades em equino, favorecer o ganho da amplitude de movimento de dorsiflexão e controlar o alinhamento e a movimentação do pé e do tornozelo.

III. As órteses suropodálicas são aquelas de joelho-tornozelo-pé usualmente utilizadas por pessoas com paralisia de membro inferior, proveniente de lesões de coluna ao nível lombar, poliomelite e outras doenças neuromusculares.

IV. O Colete de Boston é utilizado para escoliose lombar e como imobilizador para restrição da coluna torácica inferior, podendo ou não, nesta etapa, promover correções com alinhamentos e pressões orientadas.

V. Órteses dinâmicas para membros superiores, também conhecidas como órteses ativas, devido à mobilidade que esse aparelho impõe às articulações, utilizam forças específicas, controladas e em direções determinadas, podendo manter a função articular e prevenir deformidades definitivas.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis