Questões sobre Fisioterapia em Saúde do Trabalhador

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia em Saúde do Trabalhador

No que se refere ao tratamento dos pacientes com síndrome de Parkinson, julgue os itens que se seguem.
I Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem habilidades motoras. II Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem postura. III Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem equilíbrio. IV Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem condicionamento cardiovascular. V Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem relaxamento muscular.
Assinale a alternativa correta.

A saúde do trabalhador, segundo a Lei Orgânica da Saúde, Lei nº 8080/1990, é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que objetiva a promoção, a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos decorrentes das condições de trabalho. Analise as assertivas abaixo, observando se são exemplos dessas ações, e assinale a alternativa correta. 


I. A assistência ao trabalhador acidentado ou decorrente do trabalho.

II. A realização de pesquisas para avaliar e controlar os riscos no processo de trabalho, que podem causar agravos e doenças aos trabalhadores.

III. Fiscalizar e controlar as condições que apresentam riscos à saúde do trabalhador.

IV. Informar os trabalhadores e empresas sobre os riscos de acidente de trabalho e doenças.

V. Notificar os acidentes e doenças profissionais até a revisão periódica da lista oficial de doenças desencadeadas no processo de trabalho.

Conforme a assistência na saúde do trabalhador, analise a sentença abaixo:
Na assistência ao trabalhador, o tratamento da lombalgia ocupacional deve ser multidisciplinar, com tratamento medicamentoso, fisioterapia, orientação e reeducação do paciente, mas para evitar recidivas e cronificação do quadro é fundamental que os fatores de risco ocupacionais sejam eliminados e/ou controlados (1ª parte). A fisioterapia tem como objetivo o alívio da dor, a manutenção do trofismo, o fortalecimento muscular e a reeducação postural (2ª parte). Entre os recursos utilizados, temos a eletermofototerapia, a cinesioterapia, a hidroterapia e as técnicas miofasciais, as terapias manuais, a acupuntura (3ª parte). Alguns serviços públicos e os CEREST desenvolvem programas de atendimentos individuais e em grupo, nos quais são realizados os exercícios, é ensinada a biomecânica da coluna e são passadas as orientações quanto aos cuidados posturais no dia a dia e nas atividades profissionais (4ª parte).
Quais partes estão corretas?

Dentre as doenças ocupacionais existentes, as varizes são comumente evidenciadas, principalmente devido ao tempo prolongado em postura estática e fadiga dos músculos dos membros inferiores.
Sobre a fisiopatologia da doença citada podemos afirmar:

As ações de saúde do trabalhador, no Brasil, têm suas raízes nas lutas sociais deflagradas na década de 70 do século passado, com maior corpo na década de 80 nos governos municipais. Com relação a essa temática, é CORRETO afirmar:
I - Há pressuposto da participação dos trabalhadores no processo de avaliação e controle de acidentes de trabalho. II - A doença relacionada ao trabalho, para fins de benefícios, pode ser equiparada ao acidente de trabalho. III - As condições para que ocorram eventos agressivos à saúde do trabalhador não são incorporados ao SUS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis