Questões de Fisioterapia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da Banca não informada

Os padrões de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) envolvem movimentos rotacionais e em diagonal distintos dos membros superiores e inferiores, das partes superior e inferior do tronco e do pescoço. Os membros superiores e inferiores têm dois padrões distintos, que são conhecidos como diagonal 1 (D1) e diagonal 2 (D2), movendo-se em flexão e extensão. O padrão de movimento do membro superior em D1 para realizar a extensão parte de:

A ventilação não-invasiva (VNI), independentemente do modo utilizado, tem se tornado um recurso bastante utilizado pelos fisioterapeutas, uma vez que traz diversos benefícios para o paciente, dentre os quais:

I – Diminuição da sobrecarga dos músculos inspiratórios.

II – Prevenção da compressão dinâmica das vias aéreas.

III – Aumento do volume minuto.

IV – Aumento do lactato sérico durante o exercício.

V – Aumento do volume corrente.

Está(ão) correta(s):

Criança de 2 anos com diagnóstico de pneumonia, encontra-se com tosse produtiva sem expectoração, frêmito brônquico presente, batimento de asa do nariz (BAN), tiragens intercostais e taquidispneia. Ausculta pulmonar evidenciando MV+ diminuído em AHTX com presença de estertores crepitantes e roncos disseminados. Sobre tal caso, avalie as alternativas:

I – As tiragens estão relacionadas à obstrução brônquica, uma vez que a pressão negativa dessa área se encontra bastante elevada, provocando as retrações dos espaços intercostais.

II – O BAN é um sinal primitivo para diminuir a resistência das vias aéreas.

III – O frêmito brônquico, nesse indivíduo, corresponde à presença de secreção nas grandes vias aéreas, detectado pela vibração que é transmitida até a parede torácica quando se produz uma ressonância (“33”).

IV – A idade cognitiva do paciente restringe a aplicação de algumas técnicas que fazem parte da avaliação e tratamento fisioterapêuticos.

V – Os sinais de desconforto respiratório podem estar associados a obstrução das vias aéreas pela presença de secreção.

Estão corretas:

A bronquiectasia se refere à dilatação anormal e irreversível dos brônquios causada pelas alterações destrutivas e inflamatórias das paredes das vias aéreas. Sobre tal enfermidade, analise as proposições a seguir:

( ) Com a obliteração sustentada das vias aéreas laterais, em virtude dos surtos de infecção, a pressão inspiratória se redistribui, atuando principalmente sobre as paredes das pequenas vias brônquicas, não ocluídas, que se dilatam.

( ) A perpetuação do processo inflamatório, em parte mediado por citocinas, com liberação de produtos derivados especialmente de neutrófilos, somada à reparação e fibrose, leva as manifestações clínicas comuns a doença.

( ) As alterações presentes na parede do brônquio favorecem a destruição dos cílios do epitélio e a deficiência dos mecanismos de defesa, aumentando o risco de infecções.

( ) Em vigência do processo infeccioso, assim como da dilatação dos vasos do epitélio, é comum o aparecimento de hemoptises.

( ) A assistência fisioterapêutica é de fundamental importância, principalmente no que concerne a desobstrução brônquica.

A sequência correta é:

O pico de fluxo expiratório (PFE) é o fluxo máximo alcançado durante uma expiração realizada com força máxima e iniciando de um nível máximo de insuflação pulmonar, considerado como índice indireto do calibre das vias aéreas. Nesse contexto, avalie as afirmativas abaixo:

I – O PFE é determinado pelo volume pulmonar, pelas propriedades elásticas do pulmão e pela força e coordenação da musculatura expiratória.

II – Das situações patológicas que podem interferir no PFE, a mais comum é a desordem na estrutura ou função das vias aéreas intratorácicas, que promove diminuição da resistência ao fluxo aéreo.

III – A pressão expiratória máxima reduzida contribui para redução do PFE.

IV – A medida do PFE é de grande valor na identificação e na monitorização do progresso da limitação ao fluxo aéreo.

V – Condições que limitam a expansão pulmonar ou que afetam a integridade do sistema neural podem diminuir o pico de fluxo expiratório.

Estão corretas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis