A bronquiectasia se refere à dilatação anormal e irrevers...

A bronquiectasia se refere à dilatação anormal e irreversível dos brônquios causada pelas alterações destrutivas e inflamatórias das paredes das vias aéreas. Sobre tal enfermidade, analise as proposições a seguir:

( ) Com a obliteração sustentada das vias aéreas laterais, em virtude dos surtos de infecção, a pressão inspiratória se redistribui, atuando principalmente sobre as paredes das pequenas vias brônquicas, não ocluídas, que se dilatam.

( ) A perpetuação do processo inflamatório, em parte mediado por citocinas, com liberação de produtos derivados especialmente de neutrófilos, somada à reparação e fibrose, leva as manifestações clínicas comuns a doença.

( ) As alterações presentes na parede do brônquio favorecem a destruição dos cílios do epitélio e a deficiência dos mecanismos de defesa, aumentando o risco de infecções.

( ) Em vigência do processo infeccioso, assim como da dilatação dos vasos do epitélio, é comum o aparecimento de hemoptises.

( ) A assistência fisioterapêutica é de fundamental importância, principalmente no que concerne a desobstrução brônquica.

A sequência correta é:

  • A. F, F, V, V, F.
  • B. V, V, F, V, V.
  • C. F, V, V, V, V.
  • D. F, F, F, V, V.
  • E. V, F, F, V, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando as informações da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

A produção diária de lixo em 2010 deverá ser inferior a 10 t.

Resolva a questão aqui ›


Transmitidas para todo o mundo, as cenas dos ataques terroristas aos Estados Unidos da América (EUA), no dia 11 de setembro de 2001, assinalaram, para diversos analistas, o efetivo início do século XXI. Há consciência, por parte de muitos, de que uma nova era está surgindo, de que as relações internacionais e o próprio sistema de poder mundial não mais serão os mesmos após esses atos que, para além da dimensão material e humana, feriram símbolos incontrastáveis do poderio norte-americano. A propósito desses episódios, julgue os itens que se seguem.

Causaram indignação mundial as cenas veiculadas pela televisão, logo após os atentados: lideranças palestinas, das mais radicais às moderadas, Yasser Arafat à frente, foram unânimes no apoio aos atos terroristas, defendendo esse tipo de atitude como única forma de pressionar o Ocidente a aceitar a instalação do Estado nacional palestino.

Resolva a questão aqui ›


Ofício n.º 111/2009/ATN

              Senhor Secretário Executivo,

1.                         Em atendimento a seu ofício de 22 de janeiro de 2008, informamos já ter sido autorizada a circulação de embarcações do mencionado calado no rio Tal-e-Tal.

     (...)

Considerando que o texto apresentado acima seja parte de um ofício, julgue os itens seguintes, com relação à elaboração de documentos oficiais.

A linguagem empregada no início do texto - "Em atendimento" - não é adequada ao padrão de um ofício porque desrespeita as regras gramaticais da língua portuguesa.

Resolva a questão aqui ›