Questões de Fisioterapia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2025

Homem de 64 anos apresenta dor intensa e inchaço no joelho direito que começou há dois dias. O histórico médico inclui diabetes tipo 2, doença renal crônica (estágio 3, TFG 40 mL/min/1,73 m2) e hipertensão. Seus medicamentos incluem metformina, lisinopril e furosemida. Exame físico: o joelho afetado está quente, eritematoso e marcadamente sensível, com amplitude de movimento limitada; o restante não é contributivo. Exames séricos: leucograma: 13000/mm3; creatinina: 2,3 mg/dL. Análise do fluido sinovial: cristais em forma de agulha com birrefringência negativa sob luz polarizada, leucócitos: 45000/mm3 (90% neutrófilos) e Gram sem bactérias.


Considerando a principal hipótese diagnóstica, a opção de tratamento apropriada para esse paciente é:

Um paciente de 45 anos, relata dor na parte anterior do calcâneo, que se estende em direção à cabeça do 2º metatarso. O paciente sente mais dor ao se levantar pela primeira vez após acordar, o que diminui gradualmente ao longo do dia. O paciente relata que iniciou recentemente um programa de caminhada. Qual das condições é mais provável de estar presente?

Maria apresenta dor nas mãos, mas teve diagnóstico de artrite reumatoide tardio. Maria procurou atendimento médico porque seu dedo não estava mais movimentando, e por isso foi encaminhada ao fisioterapeuta. O 2º dedo de Maria tem a articulação metacarpofalângica flexionada, a articulação interfalângiana proximal hiperextendida e a articulação interfalângiana distal flexionada. O que o Fisioterapeuta deve explicar à Maria?

Durante avaliação, ao examinar o exame de raio-x lombar de um paciente, o fisioterapeuta percebe que a vértebra L5 está deslocada anteriormente no sacro em aproximadamente 50% do corpo vertebral. Diante desse achado, qual deve ser o procedimento do fisioterapeuta que está tratando a dor lombar desse paciente? 

Paciente apresenta independência para mudança na posição do corpo na cama, mas necessita de supervisão nas transferências. Para andar, necessita de bengala de 4 pontas e usa no lado esquerdo. Dobe escadas, mas segurando no corrimão, e sobe um degrau de cada vez. No TUG, usando a bengala, fez em 31 segundos, e o teste de sentar-se e levantar em 30 segundos, realizou 5 repetições. Apresenta membro superior direito com espasticidade 3+, posicionado na posição de sinergia flexora. O membro inferior direito com espasticidade mínima e com movimento funcional, exceto para queda do pé direito devido à incapacidade de dorsiflexão. Qual equipamento listado abaixo promove maior benefício para este paciente para encorajar a independência no ambiente doméstico?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis